A Prefeitura de Rio Preto vai disparar ainda nesta semana licitação para construção de um novo centro de zoonoses no município. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Valdomiro Lopes (PSB) e aconteceu dois dias depois de reportagem do Diário que revelou que 19.089 animais (16.822 cachorros e 2.267 gatos) foram mortos no Centro de Controle de Zoonoses de Rio Preto, entre 2006 e 2014. Só no ano passado, foram cerca de 400 cães mortos no centro.
A reportagem provocou indignação nas redes sociais ontem. O repórter do Diário foi impedido de entrar no Centro de Zoonoses, mas teve acesso à fotos de cães empilhados num canto do local. Apenas na segunda-feira, 400 pessoas se manifestaram nas redes sociais sobre o caso e a notícia foi visualizada mais de 75 mil no Facebook do jornal.
Ontem, o prefeito disse que a quantidade de mortes no centro "está diminuindo". "Só são sacrificados animais que têm doenças incuráveis e que têm doenças infecto contagiosas. O prefeito disse que licitação para a obra, que ficará no bairro Setsul, próximo ao Jockey Clube, será aberta na sexta-feira, com custo estimado em R$ 1,2 milhão.
A área do novo centro terá 20 mil metros quadrados e já prevê ampliação do local. "Será um local adequado até para abrigar animais maiores." Há duas semanas, o deputado federal Ivan Valente (PSOL) criticou a prefeitura porque havia liberado emenda de R$ 500 mil para a obra. "A emenda é importante, mas insuficiente", disse o prefeito.
11/03/2015
04/12/2025
Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira
A publicação do edital de licitação para a constru...04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...