A Prefeitura de Ribeirão Preto estima gastar até R$ 1,1 milhão por ano com o plantio de árvores, plantas ornamentais e paisagismo nas praças e canteiros da cidade. O vencedor da concorrência deveria ter saído no dia 18 de abril, mas, como as três empresas interessadas apresentaram preço maior que o proposto pela administração municipal, novas propostas serão analisadas no dia 14 de maio.
Quem ganhar a licitação terá de fornecer 3.240 árvores e palmeiras, 4.250 arbustos, 11 forrações de canteiros e 65 mil metros quadrados de gramado. Entre as plantas previstas para serem compradas estão sibipirunas, flamboyants, orquídeas e roseiras.
"Eu acho que estas mudas de árvores deveriam ser fornecidas pelo Horto Florestal da cidade. Vamos ter que tirar dinheiro do bolso do contribuinte porque o horto está sucateado e não recebe investimentos da administração municipal", diz Alberto da Silva, ambientalista que já plantou cerca de 5 mil árvores na cidade.
Frete e funcionários
A empresa vencedora também terá de arcar com as despesas do frete, a contratação e pagamento de funcionários e terá que manter um encarregado para prestar informações à Coordenadoria de Limpeza Urbana sobre o plantio. O pagamento da empresa será feito mensalmente, com base na medição do que foi plantado de árvores ou arbustos.
Para o paisagista Diego Paiva, a prefeitura deveria incentivar o plantio de árvores em Ribeirão Preto, principalmente as frutíferas, para atrair pássaros."Este valor que a prefeitura pretende gastar com o plantio é considerável, mas precisam ser plantadas as espécies certas porque, dependendo do porte, a chance de perda da muda é muito grande", afirma.
Ele também acrescenta que as árvores devem receber cuidado diário porque a cidade tem clima quente e, por isso, muitos reflorestamentos não dão o resultado esperado pela população.
Um paisagista de Ribeirão Preto, que pediu para não ser identificado, afirma que é preciso analisar se a empresa que vai vencer a licitação vai dar a manutenção correta às mudas que forem plantadas na cidade. "Tem que ser um trabalho que justifique este valor que vai ser gasto. Espero que não ocorra o plantio e, em seguida, a morte das plantas", afirma.
10/05/2012
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...