A um ano do fim da licitação que viabilizou a instalação do BikePoa, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalha na formulação de um novo documento para garantir a continuidade do sistema de aluguel de bicicletas em Porto Alegre.
Além de prever a permanência das estações que já existem, a licitação deve contemplar novos pontos de aluguel de bicicleta e prever mais exigências à empresa concessionária. Manutenção mais frequente e menor tempo de resposta ao usuário estão entre os pontos a serem melhorados.
Com validade de 36 meses, a primeira licitação previu a instalação de 40 estações. A última, ao lado do Estádio Beira-Rio, entrou em funcionamento nesta segunda-feira, quase dois anos depois de o sistema ter início na Capital.
A ideia da EPTC, segundo o gerente de projetos especiais, Antonio Vigna, é focar em locais onde já existem estações, diminuindo a distância entre elas, que hoje varia entre 350 e mil metros. Outro objetivo é ampliar o sistema, fazendo com que o BikePoa acompanhe a expansão do sistema cicloviário.
— Uma ideia inicial, por exemplo, era ter uma estação na PUCRS. Mas para chegar até lá vamos precisar intermediárias — diz Vigna.
Com a obra atrasada, a ciclovia da Avenida Ipiranga depende de obras de contrapartidas para ser finalizada. Os trabalhos, que deveriam ter sido concluídos na metade de 2014, podem ser retomados em setembro, segundo a EPTC, como uma contrapartida do Grupo Zaffari. Não há previsão de conclusão.
Sucesso de público, com mais de 500 mil viagens já realizadas, o BikePoa mostrou que há muito a ser melhorado. Em junho, uma reportagem publicada em Zero Hora mostrou que mais de 80% das estações do sistema ofereciam bicicletas com problemas. Motivada pela matéria, a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal convocou a concessionária do serviço, a Serttel, e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para explicarem a situação. Conforme o gerente de projetos da EPTC, questões levantadas no encontro também serão contempladas no novo documento.
— A reunião nos ajudou. Faz parte da quantidade de informações que a gente recebeu sobre o sistema e vai nos ajudar a elaborar a nova licitação.
Estação Praça da Matriz será remanejada
Localizada em frente ao Teatro São Pedro, a Estação Praça da Matriz, no Centro, será remanejada nos próximos dias. Segundo a EPTC, o pedido partiu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em função de o ponto ostentar a logomarca do patrocinador. A boa notícia é que um novo ponto chegará à Zona Sul: a estação Jockey, na Avenida Diário de Notícias. Ela fará a ligação entre os pontos BarraShopping e Icaraí.
— Não fazia sentido remanejarmos aquela estação para um ponto menos movimentado. Como era a "lanterninha" (menos utilizada), resolvemos cobrir uma área que está distante, mas é muito utilizada — explica o gerente de projetos especiais da EPTC.
Além dos pontos no Barra Shopping e na Av. Icaraí, a Zona Sul, conta, ainda, com a estação Iberê, em frente à Fundação Iberê Camargo. O Centro é atendido pelas estações Mercado, Usina do Gasômetro, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Câmara e Tribunais.
18/08/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...