Prefeitura prepara edital para projeto do túnel no morro da Lagoa da Conceição


Basta o tempo esquentar e as pessoas decidirem curtir um dia de praia que logo começam as longas filas no morro da Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, problema que se acentua todos os anos no verão. Com o avanço na vacinação contra a Covid-19 em todo o país, a Prefeitura de Florianópolis espera o retorno dos turistas nesta temporada 2021 –2022.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Capital, cerca de 43 mil veículos passam diariamente pelo morro, fluxo este que sobe para 58 mil no verão. Para melhorar o tráfego na região, o município prepara, no momento, o edital para a contratação da empresa que vai elaborar o projeto de um túnel com ciclovia no Morro da Lagoa.

A proposta inicial é de que a obra tenha 1,3 quilômetro e duas pistas, no sentido Lagoa-Itacorubi, que vai interligar, especificamente, a rua João Pachêco da Costa, no Canto dos Araçás, à rua Salvatina Feliciana dos Santos, no bairro Itacorubi.

Com o túnel implantado, informa a Secretaria de Infraestrutura, as duas pistas de mão dupla da SC-404 (Rodovia Admar Gonzaga), que atualmente é a única travessia pelo Morro da Lagoa, passarão a ser utilizadas apenas no sentido Itacorubi-Lagoa.

A mudança também proporcionará mais segurança aos ciclistas, que terão uma ciclovia no túnel e prevê intervenções urbanas nas duas extremidades do túnel. “Além de melhorar o trânsito na região esse projeto, cuja execução é complexa, também prevê as embocaduras no túnel e as melhorias do sistema viário em ambos os lados, no entorno. Com certeza essa obra vai fazer total diferença na mobilidade da Ilha, beneficiando as regiões central, bem como do Leste, Norte e Sul da Ilha, por tornar-se uma rota alternativa”, explica ele.

Licitação deve ser lançada neste mês
A licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo deve ser lançada ainda no mês de setembro. A prefeitura, no entanto, já começou as tratativas em torno das licenças ambientais referentes à obra junto ao Instituto do IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina).

O secretário Gallina avalia que tanto o projeto quanto as licenças ambientais estejam em mãos até março de 2022. “Então poderá ser lançada a licitação para contratação da empresa que vai executar os serviços. A previsão é de que o túnel fique pronto entre 18 e 24 meses”, acrescenta.

Recursos assegurados
Os recursos para a obra já estão assegurados. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis, o investimento total, orçado em aproximadamente R$ 150 milhões, será obtido por meio de financiamento a ser efetuado junto ao Banco do Brasil.

A autorização para essa obtenção de crédito já foi solicitada à Câmara de Vereadores e faz parte de um pacote de mais de 500 obras de infraestrutura que somam mais de R$ 1 bilhão. A maioria destes projetos será anunciada pela prefeitura ainda durante este mês de setembro.


13/09/2021

Fonte: nd+

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita