Prefeitura prepara edital de licitação para implantar transporte marítimo em Florianópolis


O transporte marítimo em Florianópolis está mais perto de se tornar realidade. Nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Florianópolis se reuniu nesta semana com representantes do município de Vitória (ES) para compreender melhor o modelo de transporte marítimo adotado naquela cidade, que deve servir como referência para o serviço em Florianópolis. A demanda é antiga na Capital e, neste momento, a administração estuda as dinâmicas do modal para elaborar um edital de licitação que permita futura implementação na cidade.

O assunto foi tratado durante uma reunião entre diferentes secretarias municipais, sob coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, e os representantes capixabas. Ainda na terça-feira, as equipes saíram a campo para analisar os possíveis pontos de implantação de terminais do transporte em Florianópolis. Entre eles, o Abraão, Parque de Coqueiros, trapiche da Beira-Mar Norte, trapiche do João Paulo e Canasvieiras.

Na quarta-feira, (6), foi a vez de fazer estudos logísticos e compreender melhor como se dará a operação do transporte no dia a dia: resultados, formatos das linhas, estratégia de definição de horários, tipos de embarcações utilizadas, entre outros detalhes.

O que está sendo planejado
A ideia inicial é criar uma conexão entre o Continente e a Ilha de Santa Catarina, com uma estrutura que funcione em sintonia com os demais tipos de transporte. Em um primeiro momento, os terminais seriam instalados na região continental, no Centro e arredores. Na sequência, o transporte chegaria a outros bairros em direção à região Norte da Ilha, passando por Santo Antônio de Lisboa, Jurerê, Canasvieiras e demais pontos de interesse, com possibilidade de atracamento, em trajetos a serem ampliados de forma gradual.

Nos dias de semana, o transporte marítimo seria destinado para o uso população, com tarifa específica, visando à integração com o transporte público existente. Já nos finais de semana, as rotas atenderiam a uma demanda turística, com tarifa diferenciada, buscando diversificar o uso e ampliar a capacidade financeira de operação.

Ainda não há prazos para a implementação, mas a Prefeitura trabalha com expectativas que devem trazer agilidade ao processo. “Nosso objetivo é ter um estudo preliminar finalizado em até 60 dias, que nos dê informações sobre a contratação, obras necessárias etc. Com isso, será possível prosseguir para um estudo detalhado, que vai embasar o edital a ser finalizado ainda neste semestre, avançando depois para a abertura de licitação”, explica o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne.


07/08/2025

Fonte: nd+

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita