Prefeitura Pagará R$ 1,2 Milhão Para Atualização Cartográfica de Catanduva


A prefeitura de Catanduva deve pagar R$ 1,2 milhão para a atualização das bases cartográficas do município e cadastrais da área urbana. A homologação da contratação foi publicada na ultima sexta-feira, no Diário oficial. Trata-se de mais uma licitação para o programa de modernização da administração – projeto com utilização de recursos do BNDES repassados pelo Desenvolve-SP.

A vencedora do certame foi a Consórcio DRZ-AI que será responsável por fornecer cobertura aerofotogramétrica digital, das áreas urbanas e de expansão do município de Catanduva (em sua área aproximada de 98 km2) , abrangendo 70 mil imóveis.

O edital traz uma série de especificações técnicas sobre as imagens, como apresenta-las, dentre outros.

Para isso, consta no edital da licitação que a aeronave deverá possuir piloto automático, sistema GPS para orientação de acordo com o plano de voo, estar equipada com câmera aerofotogramétrica digital com todos os acessórios, dentre outras especificações.

A câmera aerofotogramétrica digital utilizada deverá possuir resolução geométrica de 80 MP (mega pixel) ou maior, resolução espectral que atenda o intervalo da faixa do visível RGB e infravermelho, ter dispositivos eletrônicos para o gerenciamento e controle da câmera para manter a conformidade da cobertura aérea do objeto do trabalho, dotada com dispositivo para correção do arrasto da imagem.

Deverão ser elaboradas ortofotos digitais, coloridas RGB, a partir das imagens obtidas no recobrimento aerofotogramétrico.

Ortofoto é uma representação fotográfica de uma região da superfície terrestre, no qual todos os elementos apresentam a mesma escala, livre de erros e deformações, com a mesma validade de um plano cartográfico. Uma ortofoto se consegue mediante a um conjunto de imagens aéreas que tenham sido corrigidas digitalmente para representar uma projeção ortogonal sem efeitos de perspectiva, pela qual é possível realizar medições exatas, ao contrário de uma fotografia aérea simples, que sempre apresenta deformações causadas pela perspectiva da câmera, a altitude ou da velocidade com que se move a câmera.

Para todo o trabalho a empresa tem de manter um coordenador dos serviços de cobertura aerofotogramétrica, com qualificação de engenheiro cartógrafo, engenheiro geógrafo ou engenheiro agrimensor; um coordenador dos serviços de apoio de campo básico e suplementar, com qualificação de engenheiro cartógrafo, engenheiro geógrafo ou engenheiro agrimensor; um coordenador dos serviços de altimetria – modelo digital de superfície- MDS e modelo digital de terreno – MDT e curvas de nível, com qualificação de engenheiro cartógrafo, engenheiro geógrafo, um coordenador dos serviços das ortofotos digitais, com qualificação de engenheiro cartógrafo, um coordenador dos serviços de cadastro imobiliário urbano e sistema de informações geográficas – SIG, com qualificação de engenheiro cartógrafo, engenheiro geógrafo, engenheiro agrimensor; engenheiro civil ou arquiteto.


04/02/2019

Fonte: O Regional

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita