A Prefeitura do Rio não renovou o contrato com a empresa que faz a patrulha ambiental da capital fluminense. Nesta sexta (21), poucos funcionários foram às sedes da patrulha, localizadas no Centro e em Jacarepaguá.
Sem o trabalho da Patrulha Ambiental, a cidade com a maior floresta urbana do mundo está sem um dos principais grupos de resgate de animais silvestres, alertou a ambientalista Elizabeth McGregor, diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
"A gente tem que lembrar que o Rio de Janeiro tem muitas áreas protegidas, onde tem centenas de espécies silvestres, inclusive tem a maior floresta urbana do mundo. Então, se nem cães e gatos são atendidos bem, imagina os silvestres sem a Patrulha Ambiental?".
A companhia é responsável por quatro picapes e por sar suporte administrativo aos técnicos da prefeitura e da Guarda Municipal do Rio, que integram a Patrulha Ambiental. Não há prazo para contratação de nova empresa a partir de licitação, segundo a prefeitura.
Existente há 17 anos, a patrulha tem mais de 35 mil atendimentos realizados a partir de denúncias recebidas pela central 1746. A Prefeitura informou que houve uma reunião para definir como o serviço será oferecido pela Guarda Municipal até que uma nova licitação seja marcada.
21/09/2018
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...