Depois de uma primeira concorrência pública sem interessados, realizada em março, a prefeitura do Rio republicou nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Município, o edital para nova concorrência do sistema de transporte por barcas nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. As propostas deverão ser entregues pelos interessados em 4 de julho, às 14h, no auditório da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), no Centro. A publicação trouxe ainda o adiamento da licitação da ligação entre os aeroportos Galeão e Santos Dumont. Segundo a CCPar, o adiamento seria para mudanças no edital, mas não adiantou quais serão e nem quando fará a nova publicação.
A CCPar acredita que dessa vez haverá interessados por conta de dois pontos determinantes: um deles é o início da dragagem das lagoas e canais que já estão sendo realizadas pela Iguá, concessionária que assumiu a operação dos serviços de água e esgoto na região. O prazo para finalizar as intervenções no complexo lagunar é de três anos. Os serviços começaram em abril.
A outra mudança foi a criação de um mecanismo que compartilha os riscos de demanda do projeto, que é de atingir 85 mil passageiros diários, num período de cinco anos. Com a mudança, se entre 80% e 90% da meta for atingida a responsabilidade fica com a concessionária. Caso permaneça abaixo desse patamar, a prefeitura acena com a possibilidade de reequilíbrio contratual.
A proposta do município para o sistema de barcas nas lagoas da Barra e Jacarepaguá consiste na criação der 16 linhas. O valor do investimento privado previsto é de R$ 101,6 milhões, com operação e manutenção ao longo de 25 anos de concessão. A tarifa deverá ser a mesma dos ônibus: R$ 4,30.
Pelo projeto as 16 linhas conectarão áreas como Jardim Oceânico, Muzema, Rio das Pedras, Anil e Gardênia Azul, pela Lagoa da Tijuca; Bosque Marapendi, Ponte Lucio Costa e Avenida Ayrton Senna, pela Lagoa de Marapendi; e Avenida Salvador Allende e Parque Olímpico, pela Lagoa de Jacarepaguá.
Pelo atual edital são projetados 29 terminais, sendo que 5 (Gardênia Azul, Jardim Oceânico/Metrô, Linha Amarela, Muzema e Rio das Pedras) deverão ser de grande porte, com capacidade para mil passageiros por hora. Também deverá haver estações e pier obrigatórios nas regiões do Arroio Pavuna, Barra Shopping, Bosque Marapendi, Parque Olímpico Salvador Allende e Vila Militar.
03/06/2024
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...