A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) realizará no dia 30 de agosto um novo processo licitatório para contratação de médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O investimento é de R$ 2.122.200,00 e deve oferecer um aumento no “número de horas médicas” dos profissionais que trabalham no Samu. A expectativa é que o processo licitatório, lançado nessa terça-feira (16), também contribua para uma sensível diminuição no número de horas extras dos médicos concursados.
Segundo o diretor do Samu em Ponta Grossa, Delmar José Junior Pimentel, atualmente a estrutura do órgão conta com cerca de 110 funcionários, deste total apenas 25 são concursados. “A maioria dos médicos não mostra interesse em prestar concurso para trabalhar nesse setor, por isso a Prefeitura tem que abrir licitação para contratamos médicos que possam suprir essa demanda”, sinaliza Delmar.
A licitação 258/2016 da Prefeitura prevê a contratação de uma empresa que preste serviços médicos especializados por profissionais socorristas com cursos e qualificações específicas para o tipo de atendimento prestado pelo SAMU. “Os serviços serão prestados de forma complementar, para suprir as lacunas existentes nas escalas dos serviços no SAMU”, informa a licitação.
Segundo Delmar Junior, o Samu realiza por dia cerca de 150 atendimentos em Ponta Grossa e atualmente o órgão conta com três médicos trabalhando simultaneamente em turnos de 24 horas. “Atualmente o contrato prevê cerca de 800 horas médicas, o novo investimento da Prefeitura amplia o número para pouco mais de 1300 horas”, pondera o coordenador salientando que a ampliação é vital para a qualidade do serviço.
Na visão do coordenador do Samu, a garantia de mais “horas médicas” no novo contrato irá diminuir sensivelmente o número de gastos com horas-extras pagas aos funcionários concursados e garantir a qualidade do serviço.
Ambulâncias
Atualmente o Samu conta com quatro ambulâncias em Ponta Grossa – cada um dos veículos atende um bairro específico. Além disso, recentemente o órgão recebeu uma viatura médica para o deslocamento mais rápido de profissionais e, além disso, estuda a compra de motos que também seriam utilizadas no atendimento.
17/08/2016
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...