Prefeitura lança Pregão Eletrônico


Disputa entre empresas, através de processos de licitação, é uma constante no meio público. Com o objetivo de tornar a administração mais transparente e ocasionar maior economia aos cofres públicos, a Prefeitura do Natal, lançou o seu primeiro pregão eletrônico.
Modalidade de licitação ao lado da carta-convite, tomada de preço e concorrência, o pregão eletrônico, funciona como uma espécie de “leilão”, utiliza-se do meio digital e com isso, oportuniza uma maior inclusão de em presas de todo o país à disputa no mercado local, valendo aí a lei de oferta e procura.
Em termos de vantagem, o Pregão eletrônico apresenta inúmeras. Comparado ao tempo do processo licitatório da carta-convite que é de aproximadamente vinte dias, o pregão tem uma redução de quase 50%, ocorrendo de 11 à 12 dias. Já no referente a aquisições, existe uma economia real de 20% à 25%, devido a concorrência aberta.
A Prefeitura do Natal está credenciada a utilizar o sistema de pregão do Banco do Brasil e do Governo Federal, disponíveis nos sites: www.licitacoes-e.com.br e www.comprasnet.gov.br . Este primeiro pregão, iniciado anteontem foi realizado no sistema do BB e trata da aquisição de equipamentos de informática.
Segundo Giovanni Gomes de Araújo, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Administração (Semad), até o final de 2005, estará sendo disponibilizado na web, o “Portal de Compras da Prefeitura Municipal do Natal”, mecanismo a mais para reforçar o compromisso do Prefeito Carlos Eduardo com uma gestão transparente.
A partir de agora qualquer cidadão pode realizar de casa, on-line e em tempo real, o controle dos gastos da Prefeitura, acompanhando a gestão do município.


04/12/2005

Fonte: Tribuna do Norte

 

Curso Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita