Foi dado o primeiro passo para a construção de estacionamentos subterrâneos em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati assinou hoje, 16, o edital de manifestação de interesse público para receber estudos sobre a criação de vagas de estacionamento no subsolo da cidade. O ato, que ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, contou com a presença do coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.
De acordo com o prefeito, a consulta pública é a fase inicial para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto que irá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana nos bairros. Inicialmente foi sugerido pela prefeitura dois locais para receberem os estacionamentos subterrâneos: a Praça Parobé e o Parque Ramiro Souto. Porém, Fortunati destacou que além das duas áreas indicadas, os interessados poderão sinalizar outras opções de locais que tenham necessidade deste tipo de ação. (vídeo)
Conforme Tutikian, as empresas terão 60 dias para apresentar as propostas. Os estudos serão avaliados por uma comissão que foi designada pelo prefeito. A equipe poderá selecionar uma ou mais sugestões, cujas informações servirão de base para a elaboração do projeto básico da licitação pelos técnicos do município. Os estudos aproveitados receberão remuneração da empresa selecionada, por licitação, para construir os estacionamentos.
“É o momento de pensarmos a mobilidade da cidade de forma integrada para o futuro”, disse Fortunati afirmando que a intenção é que a prefeitura apresente os terrenos e os demais custos sejam da iniciativa privada, que terá a concessão por 30 anos.O prefeito citou exemplos de estacionamentos subterrâneos no mundo e no Brasil, em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo. Lembrou, ainda, que Porto Alegre já possui um estacionamento deste tipo, para o público que visita o Museu Ibere Camargo.
O diretor-presidente da EPTC falou das dificuldades para encontrar vagas de estacionamento na cidade e de manter a fluidez do trânsito com as ruas ocupadas por veículos. “O estacionamento subterrâneo propicia que nossa cidade tenha vagas em lugares importantes de zonas de comércio e serviços, ao mesmo tempo que colabora para fluidez e segurança no trânsito", frisou Cappellari, alertando que hoje há mais de 710 mil veículos cadastrados na cidade.
16/08/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...