Prefeitura lança edital de qualificação de espaços públicos


Está publicado no Diário Oficial do Município de hoje, 17, edital de Concorrência Pública para execução das obras de reurbanização do Espaço Público do Sítio Histórico de Porto Alegre. A área de cerca de seis hectares abrange desde os Armazéns A e B do Cais Mauá, até a Praça da Matriz, passando pela Avenida Sepúlveda, Praça da Alfândega e Rua General Câmara.
As obras previstas incluem restauração e melhorias do sistema viário, acessibilidade, iluminação, regularização do pavimento, colocação de paralelepípedo na Avenida Sepúlveda e substituição do asfalto por blocret (bloco sextavado de concreto) na Gal. Câmara, recomposição do desenho original da Praça da Alfândega, por onde passam 90 mil pessoas diariamente, e adoção de procedimentos de “traffic calming” na Avenida Mauá (alteração da pavimentação, visando à redução da velocidade dos automóveis e diminuição dos conflitos de carros e pedestres na região).
As obras visam a garantir maior segurança a pedestres e maior integração dos moradores com a cidade e valorizar a região, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Essas intervenções constituem a continuidade do Programa Monumenta em Porto Alegre (veja Box). Além dessa concorrência, estão em execução as obras de restauração da Biblioteca Pública e em andamento os processos de contratação das empresas que executarão as obras de restauro da Igreja Nossa Senhora das Dores e do prédio que abrigará a Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli, na rua Duque de Caxias, 973. Esses são os dois últimos prédios públicos a serem beneficiados pelo Monumenta na Capital.
O programa ainda executa obras de recuperação de prédios privados e vai realizar oficinas de artífice em madeira, em parceria com o Pão dos Pobres, para formar mão-de-obra qualificada em restauração. Essa ação será dirigida a jovens em situação de risco, inseridos em programas sociais e deve ter início ainda no primeiro semestre de 2007.


17/05/2007

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Porto Alegre

 

Curso Licitações

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...

24/04/2024

Edital de licitação para duplicação da BR 381 próximo a BH será publicado nesta quinta (25)

O Ministério dos Transportes vai lançar nesta quin...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita