Prefeitura lança edital de licitação para limpeza pública


As empresas concorrentes deverão apresentar suas propostas até o dia 27 de dezembro. O contrato ainda em vigor foi firmado em 2000 e tinha validade de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais um. Para preparar esse edital, que vem sendo trabalhado pela prefeitura desde o início deste ano, o prefeito Marcelo Déda decidiu prorrogar o contrato antigo por mais seis meses, a contar do mês de setembro.
Segundo o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb –, João Andrade, a licitação está acontecendo em três lotes diferenciados. O primeiro engloba a coleta e transporte de resíduos sólidos; o segundo trata da limpeza propriamente dita e inclui serviços como varrição e limpeza de praias e manguezais etc; e o terceiro da conservação urbana de áreas verdes como parques, praças e jardins.
Dentre outras inovações, o edital especifica a aquisição de equipamentos especiais para a limpeza das praias e desobstrução de bueiros e galerias de canais. A limpeza da praia, por exemplo, vai contar com um maquinário capaz de peneirar a areia de modo a retirar detritos menores como pontas de cigarro e tampinhas de refrigerante.
A licitação também prevê a ampliação da coleta seletiva de lixo para 100% dos logradouros municipais. Atualmente duas equipes fazem este tipo de coleta em 30% da cidade, recolhendo cerca de 50 toneladas de lixo não biodegradável por mês. Com o aumento para cinco equipes após a licitação, a expectativa é de que esse número cresça para 500 toneladas.
“Será uma ação de educação ambiental e preservação da natureza, mas também de geração de emprego e renda para mais catadores da Cooperativa de Agentes Autônomos de Aracaju – Care –, que oferece oportunidades aos ex-catadores de lixo do aterro controlado do bairro Santa Maria”, explicou João Andrade.
Para conhecer o novo edital, basta acessar a página da Prefeitura de Aracaju na internet no endereço www.aracaju.se.gov.br . Cópias do documento estão disponíveis na sede da Emsurb, no Parque da Sementeira.


26/11/2005

Fonte: Cinform Online

 

Curso Licitações

07/02/2023

Estado vai investir R$ 30 milhões na reforma de pontes e viadutos no noroeste e centro-oeste

O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, abr...

06/02/2023

Prodest começa licitação para expandir ações de Service Desk nos órgãos estaduais

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunica...

06/02/2023

Prefeitura abre licitação por área de 1,7 mil metros quadrados no Parque dos Poderes

No dia 06 de março de 2023, às 9h, a Prefeitura Mu...

06/02/2023

Aberta licitação para construção de novos fóruns digitais

Foi publicada no Diário da Justiça, a abertura da ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita