Enquanto não se definir a questão do Bus Rapid Transit (BRT) não haverá licitação do transporte coletivo urbano em Santa Maria (RS). A informação é do secretário Miguel Passini, da Mobilidade Urbana. A regulamentação do transporte urbano é uma exigência dos tribunais de contas dos Estados, já que grande parte dos municípios brasileiros não oferece um serviço regularizado. O que existe há anos é uma concessão por parte das prefeituras, como acontece em Santa Maria. O atual contrato com as empresas da cidade (no total são seis) está sub judice. A licitação do ônibus urbano do município deverá ocorrer somente depois da licitação do projeto do BRT (ônibus rápido), que irá cortar a Santa Maria de leste-oeste.
O Ministério dos Transportes informou ao prefeito Cezar Schirmer (PMDB) que até dezembro a Prefeitura deverá definir o modelo da licitação pública para a implantação do BRT, cujo custo será de R$ 220 milhões. A partir do aval da União, a Prefeitura planeja para janeiro de 2015 a abertura da licitação para as obras.
Em setembro, a Prefeitura havia encaminhado ao Ministério o projeto para a implantação dos ônibus rápidos no município. Os recursos farão parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), financiados via Caixa Econômica Federal. O secretário adjunto de Relações de Governo e Comunicação, Luiz Otávio Prates, informa que a licitação prevê todo o projeto, desde as obras de infraestrutura até a aquisição dos ônibus.
BRT – Em amplo crescimento no país, o modelo de transporte batizado de BRT compreende ônibus rápidos, articulados, com mais do que o dobro da capacidade dos coletivos tradicionais. Em média, os coletivos carregavam até 120 passageiros. Por serem longos, esses veículos exigem um corredor exclusivo, com poucas curvas e menos paradas. Além disso, sinaleiras inteligentes darão preferência à passagem dos coletivos nos cruzamentos.
O trajeto terá, no total, 43,2 quilômetros de extensão. Nesse trecho, estão previstas 20 estações de embarque e desembarque de passageiros. Dezoito veículos deverão prestar o serviço na cidade. Para que o município possa receber os ônibus rápidos, serão necessárias grandes obras de infraestrutura por conta da pista exclusiva. A estimativa é que 70% dos usuários do transporte coletivo utilizem o novo modal de transporte público.
26/11/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...