Prefeitura faz obras de urbanização e melhorias na região dos mananciais


A Prefeitura executa obras de urbanização na região dos mananciais para melhorar a qualidade de vida da população e preservar as represas localizadas na Zona Sul da Cidade.
A Secretaria Municipal de Habitação tem vários programas, como os dos núcleos Vila Natal, Kagohara III e Jardim Santa Fé. Desde 2005, o Programa Mananciais já concluiu e entregou 11 obras, nas quais foram aplicados R$ 165,8 milhões.
Em 2008 estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 900 milhões, com recursos oriundos de parcerias entre Prefeitura, CDHU, Sabesp e Governo Federal. O Programa Mananciais abrirá licitação para 81 intervenções, incluídas 36 áreas referentes a novos parques lineares e obras de urbanização de favelas.
A Vila Natal está situada na represa Guarapiranga, no núcleo Campinas, onde 2.138 famílias vivem de forma precária. Desde agosto de 2005, com o Programa de Urbanização de Favelas, a situação vem mudando. As intervenções da administração municipal estão dotando de infra-estrutura básica os núcleos já habitados, além de erguer novas unidades habitacionais e oferecer às famílias de baixa renda a oportunidade de terem moradias em um bairro plenamente urbanizado.
Na Vila Natal, são 122.200 m² de área total, nos quais os serviços tocados pela Prefeitura beneficiam 1.069 famílias diretamente. Desde o início das obras até agora já foram executados 868 metros lineares de rede de drenagem, 998 metros lineares de rede de esgoto, 5.600 metros lineares de guias e sarjetas e cerca de 13 km² de pavimentação de ruas de terra . Também foram feitas obras de canalização e contenção e 8,5 km² de calçadas e escadarias.
Na favela Kagohara III, 353 famílias serão beneficiadas diretamente com as obras. O núcleo inteiro conta com 1.059 famílias, que também serão contempladas com a urbanização. O local deixará de ser favela para se transformar em bairro com infra-estrutura completa. As obras tocadas pela Secretaria Municipal de Habitação estão avançadas. Já foram executados 1.650 metros de rede de esgoto, 390 metros de rede de água tratada, 3,7 quilômetros de guias e sarjetas, 11,2 km² de pavimentação de ruas, 4,6 km² de calçadas e escadarias, 1.097 metros de córrego canalizado e obras de drenagem e contenção.
No Jardim Santa Fé, o Parque Linear Santa Fé ocupa área de aproximadamente 18.700m². Localizado dentro do núcleo próximo da represa Guarapiranga, abriga cerca de 6.400 famílias. O local, como toda a área de ocupação irregular, é carente de espaços de lazer e recreação infantil. A preservação ambiental, por conta das ocupações irregulares, é inexistente.
A recuperação do Jardim Santa Fé passa pela urbanização que o dotará de infra-estrutura de saneamento adequada, além de outras obras. Atualmente, a forma de recuperar córregos, além de canalizá-los, é por meio da implementação de parques lineares em suas margens. Dessa forma, aproveita-se o local para a construção de áreas de lazer e também se preserva o córrego. Desde o início das obras, em 2005, a Secretaria de Habitação já canalizou o córrego e implantou área verde, passeios públicos, área de recreação e jogos, quadra poliesportiva, pista de patins e skate, área de playground e equipamentos de ginástica e equipamento comunitário.
A Secretaria de Habitação também executou 915 metros lineares de rede de drenagem, 1.097 metros de rede de esgoto, 6 mil metros de guias e sarjetas, 13 km² de pavimentação, 8,8 km² de calçadas e obras de contenção. As obras devem ser concluídas durante o primeiro semestre de 2008.


14/12/2007

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Paulo-SP

 

Avisos Licitações

15/07/2024

Prefeitura vai contratar projetos de mais 70 ruas para pavimentação urbana e rural

Concórdia – O prefeito de Concórdia, Rogério Pache...

14/07/2024

Prefeitura de Naviraí busca empresas para assumirem contratos milionários de plantões médicos

A Prefeitura de Naviraí – a 361 km de Campo Grande...

14/07/2024

Projeto Cidade da Polícia: município se reúne com Estado e licitação para obra está próxima

A Prefeitura de Passo Fundo detalhou, no último di...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita