Prefeitura fará a maior ciclovia da Cidade, com 15 Km


A Prefeitura vai construir uma ciclovia de 15 quilômetros, a maior da Cidade, no Butantã, na Zona Oeste. O projeto cicloviário do Butantã será apresentado nesta sexta-feira (21/09), pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A pista para bicicletas será construída nas avenidas Eliseu de Almeida e Jorge João Saad e facilitará o acesso de estudantes e funcionários ao campus da Universidade de São Paulo (USP). Uma passarela para pedestres e ciclistas será construída também na ponte Cidade Universitária.
As obras da ciclovia serão iniciadas ainda este ano e a conclusão está prevista para, até, 2010. Além dos 15 quilômetros de ciclovia, também serão implantados 80 quilômetros de ciclorrede, vias com sinalização especial para dar maior segurança aos ciclistas.
A apresentação desta sexta-feira, no Estádio do Morumbi, tem a finalidade de recolher sugestões da sociedade civil interessada para finalizar o projeto e encaminhar a licitação para o início das obras.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Políticas e Transportes (ITDP), organização não-governamental sem fins lucrativos, dedicada a promover opções econômica e ambientalmente sustentáveis de transporte e desenvolvimento, que trabalha desde 1985 em países em desenvolvimento na África, Ásia, Europa Oriental e América Latina.
Em janeiro de 2008, a Radial Leste ganhará 12,5 quilômetros de ciclovia, além de três bicicletários. A implantação do projeto Caminhos Verdes prevê melhorias na urbanização e no paisagismo, incluindo a construção de ciclovia na área remanescente entre o fechamento das vias da Linha 3 - Vermelha - do Metrô e da Radial. A pista para bicicletas irá da estação Tatuapé à Corinthians-Itaquera, interligando oito estações da Linha Vermelha. Serão também implantados bicicletários nas estações Carrão e Corinthians-Itaquera e sinalização viária para garantir a segurança do ciclista/usuário, como também melhorias no sistema de iluminação pública. A intervenção paisagística prevê o plantio de cerca de 1.564 árvores no trecho. O Metrô elaborou o projeto e fará sua implantação. O custo de implantação, nove milhões, será arcado pela Prefeitura. A previsão de entrega da obra é ao final de janeiro de 2008. A manutenção será feita pela Secretaria do Verde e pelo Metrô.
Em 2007 a SVMA instalou mil paraciclos nos parques municipais. O objetivo é incentivar os estacionamentos a abrir vagas para as bicicletas. Desde 2005 a Secretaria está em entendimento com o Metrô, CPTM e SPTrans para instalar bicicletários em seus terminais. No licenciamento ambiental para o corredor Tiradentes foi exigida a instalação de dez bicicletários. Além disso, a SVMA gasta dois milhões este ano com ciclovias em diversas regiões da Cidade, incluindo o projeto de ciclovia ou ciclofaixa em Ermelino Matarazo, implantação de ciclovia no Parque Linear Itaim e na região da Casa Verde (avenida Inajar de Souza).
Em 2006, foi inaugurada a primeira ciclovia da região de Parelheiros, na Estrada de Colônia, com dois quilômetros de extensão. Está em construção também um bicicletário no terminal de ônibus de Parelheiros.
Atualmente, estão em obras sete quilômetros de ciclovia na avenida Inajar de Souza (Casa Verde), três quilômetros em Itaim Paulista e dois quilômetros e duzentos metros em Engenheiro Marsilac. As obras de construção da ciclovia da Radial estão em fase de acerto e licitação pelo Metrô. Em projeto estão ainda ciclovias em Ermelino Matarazzo (11,5 quilômetros) e em Perus (três quilômetros e trezentos metros). Quando tudo isso for implantado, a Cidade ganhará mais de 50 quilômetros de novas ciclovias. São Paulo conta hoje com cerca de 23 quilômetros de ciclofaixa, dos quais 19 apenas em parques. O Grupo Pró-Ciclista, criado em 2006 pela Prefeitura, trabalha para ampliar o número de ciclovias e ciclofaixas.


20/09/2007

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Paulo-SP

 

Avisos Licitações

02/03/2024

Licitação para recolha de animais de grande porte fracassa

A licitação aberta pela Prefeitura de Bauru com a ...

02/03/2024

Presidência irá reformar Planalto, Alvorada, Granda do Torto e outros imóveis

A Presidência da República irá reformar os prédios...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...

29/02/2024

Em coletiva, prefeito anuncia nova licitação para av. Pedromiro José Fernandes

O prefeito Celso Pozzobom assinou na tarde desta q...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita