Prefeitura e moradores vistoriam drenagem da Vila Ipê 2


Verificar os problemas e possíveis soluções para a drenagem da Vila Ipê 2, no Jardim Carvalho, foi o objetivo de vistoria feita no local pela prefeitura, na manhã deste sábado, 12. Participaram o vice-prefeito, Sebastião Melo, e a direção do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), representada pelos diretores geral, Tarso Boelter, e adjunto, Francisco Mellos. Vários moradores, acompanhados do presidente da Sociedade Comunitária Heróphilo de Azambuja, Paulo Francisco Correa, acompanharam os representantes do município debatendo questões prioritárias para a região. (fotos)

A Vila Ipê 2 é um local baixo, que recebe as águas pluviais que vêm das partes altas da bacia hidrográfica. Também é cortada por um córrego que é um dos braços do arroio Dilúvio e tem a função de escoar as águas em direção ao arroio na avenida Ipiranga e, por algumas vezes, extravasa. Outra questão que dificulta a drenagem da região é o fato de alguns moradores da rua Gaivota terem construído em cima da rede pluvial pública, conhecida como coletor de fundos. Essa rede foi danificada pelas construções irregulares e não funciona mais. Sua vazão foi totalmente impedida, o que, em dias chuvosos, provoca o acúmulo das águas pluviais nas ruas e muitos prejuízos aos próprios moradores.

Providências - Para esse problema específico da rua Gaivotas, o DEP pedirá uma avaliação topográfica para verificar a possibilidade de ser feita uma inversão da rede pluvial da rua, ligando-a na rua Albatroz. Durante a vistoria, equipe do DEP retirou um tronco de árvore que estava obstruindo a saída do valo em direção ao arroio Dilúvio. O DEP também aguarda licença da Smam para a execução da limpeza desse braço do Dilúvio.

Na outra ponta do valo, junto à rua Andorinhas, o DEP retirou duas células de galeria pluvial para facilitar o fluxo das águas do córrego em dias de fortes precipitações pluviométricas, evitando o transbordamento do arroio e alagamento das ruas e casas.

A Seção Leste de Conservação do departamento trabalha para finalizar um serviço de limpeza intensiva e preventiva nas bocas de lobo e poços de visita da Vila Ipê 2. Nas ruas Gaivotas, Flamingo, Andorinhas, Albatroz, Siriema e Bem te Vi, foram limpas as bocas de lobo manualmente e com caminhão hidrojato. Durante a vistoria, a direção do DEP alertou a comunidade para o depósito de areia e brita na calçada de duas casas. Com a chegada das chuvas, o material pode ser carreado pelas águas e provocar a obstrução das bocas de lobo recentemente limpas.

“Após a vistoria dos serviços de manutenção que estão sendo executados pelo DEP, vamos rever todos projetos de empreendimentos particulares que estão sendo implantados no entorno da Vila Ipê 2”, destacou Melo, tranquilizando a comunidade sobre possíveis aumentos de alagamentos em função de novos condomínios que estão sendo construídos ao lado da Vila Ipê 2. O vice-prefeito também acertou um plantão do DEP, que deverá averiguar a situação da comunidade durante a próxima chuva forte.

Nova rede de drenagem – Para resolver os problemas graves de alagamentos na Vila Ipê 2, o DEP vai lançar, nos próximos dias, edital de licitação para a construção de nova rede de macrodrenagem para a região. O projeto está concluído e está orçado, inicialmente, em R$ 2,710 milhões. As redes vão captar águas do valo que é um braço do arroio Dilúvio, e de uma sub-bacia hidrográfica que abranje as Vilas Cefer 1 e Cefer 2, Ipê 1 e Ipê 2, Vila Brasília, parte da Vila Pinto, parte do Morro Santana e do Loteamento Jardim Ipu, Loteamento Rossi América, Vilas Joana Dark e Santa Helena, Beco Souza Costa e vilas Boa Vista e Colina.

Serão executados 370 metros de galerias em concreto que variam de seções 2,00 X 1,50 metro até galerias com 4,20 X 2,00 metros; 33 metros de galeria metálica pelo método não-destrutivo com diâmetro de 1,60 metro e 31 metros de tubos com 0,40 metro de diâmetro. As canalizações passarão pelas ruas Flamingo, Andorinhas, Pardal, avenida Uirapuru e no subsolo da avenida Ipiranga, sentido bairro/Centro, desaguando as águas que serão captadas por estas redes no arroio Dilúvio. Também será substituída a rede de microdrenagem da rua Flamingo. A obra deve iniciar ainda em 2014.


12/07/2014

Fonte: Site Prefeitura de Porto Alegre

 

Avisos Licitações

24/11/2025

Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC

Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...

12/11/2025

Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas

Este curso foi idealizado para formar novos profis...

02/10/2025

Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação

Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...

25/08/2025

Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC

O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita