A Prefeitura do Rio de Janeiro vai abrir licitação para as obras da segunda fase do programa contra grandes enchentes na Grande Tijuca. Os alagamentos sempre foram um problema na região, mas melhoraram com as obras de drenagem. As intervenções ainda não têm data para acontecer e a previsão é que usem um método sem a necessidade de interferir no trânsito.
O investimento tem o valor de mais de R$ 68 milhões. A licitação vai acontecer por meio da Fundação Rio Águas. Um túnel subterrâneo de desvio será construído para minimizar as enchentes. Será feito um desvio do Rio Joana para desaguar diretamente nas águas da Baía de Guanabara.
Segundo os técnicos, a obra pode reduzir cerca de 75% do que chegaria ao Rio Maracanã durante um dia de temporal, evitando o transbordamento.
O trajeto subterrâneo terá um pouco mais de mil metros de extensão, começando na altura da Praça Varnhagen, passando sob a Rua Felipe Camarão, seguindo pela Avenida Professor Manoel de Abreu e até desaguar no primeiro emboque do desvio do Rio Joana, perto do estádio do Maracanã.
As obras, de acordo com os técnicos da Prefeitura do Rio, vão usar um método não destrutivo, o que possibilita que as escavações ocorram sob a via, sem a necessidade de intervenção no trânsito.
05/07/2023
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...