A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou na última quinta-feira (15) a licitação para as obras da ciclovia litorânea, em paralelo à Avenida Niemeyer. Com 3.900 metros de extensão e 2,5 metros de largura, o projeto idealizado pela Fundação Geo-Rio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, tem como objetivo integrar as zonas Sul e Oeste da cidade, criando uma alternativa ao transporte motorizado.
O empreendimento ligará os bairros de São Conrado e Leblon, fechando, junto com a futura ciclovia do Joá, o cinturão cicloviário da cidade, desde a Prainha, no Recreio, até o Aeroporto Santos Dumont, no Centro.
A ciclovia será dividida em quatro seções. Na primeira seção, na vertente de São Conrado, a ciclovia ficará instalada sobre a estrutura de tubos metálicos da Cedae e apoiada em pilares de concreto armado, ancorados na rocha. Na segunda seção, em área próxima à passarela do Morro do Vidigal, a intervenção contará com uma estrutura de concreto armado para alargamento da passarela e implantação da ciclovia.
Já na terceira seção, ainda perto do principal acesso à comunidade, a intervenção se restringe à construção do piso e à implantação de sinalização horizontal. Na quarta e última seção, junto ao Hotel Sheraton, onde existe uma estrutura metálica para circulação de pedestres, a ciclovia será construída em concreto armado, substituindo a estrutura metálica.
As obras serão iniciadas ainda em 2013 e devem durar 12 meses.
21/05/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...