Prefeitura diz que vai marcar data para a licitação da empresa que fará a restauração do Painel..


Após o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) aprovar o Termo de Referência para a contratação de empresa especializada em restauração de pinturas, a Prefeitura de Petrópolis anunciou, enfim, que irá marcar a data da licitação para o restauro do Painel Djanira. Em nota, o governo municipal informou que está seguindo todos os trâmites para a marcação da concorrência pública.

O documento com todas as alterações e recomendações propostas pelo Iphan foi entregue na sexta-feira (28) para o Departamento de Licitações e Contratos da Prefeitura. Segundo o instituto, o termo já havia sido aprovado anteriormente, mas o governo municipal solicitou algumas mudanças, que foram analisadas e aprovadas pelo Iphan.

O painel da artista plástica Djanira está há três anos em uma sala do Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro da Cidade. A obra de valor incalculável foi retirada do auditório do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio para passar pela revitalização, o que até o momento ainda não aconteceu. A reforma do painel faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura de Petrópolis e o Ministério Público Federal (MPF), em 2010.

O mural, com mais de 12 metros de comprimento e três de altura, ficou por 64 anos no auditório do Liceu Municipal, mas devido a décadas de falta de manutenção e cuidado, teve que ser retirado para que a restauração fosse realizada. A transferência para o novo endereço aconteceu em outubro de 2017.

Em 2016, a Prefeitura iniciou a primeira parte do processo de restauração, concluindo o faceamento da obra. O custo desta etapa foi de R$ 30 mil. A Prefeitura não informou o valor que será gasto com essa segunda etapa da restauração.

O painel de Djanira retrata a diversidade de cenas e paisagens brasileiras. Ele foi feito pela artista especialmente para Petrópolis. Djanira é natural de Avaré, cidade do interior de São Paulo, e morreu no Rio de Janeiro, aos 64 anos. Grande parte da sua obra faz parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes, na capital do Estado.


30/08/2020

Fonte: Tribuna de Petrópolis

 

Avisos Licitações

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita