Prefeitura de Venâncio dá sequência à licitação do transporte


A Prefeitura de Venâncio Aires está dando sequência ao processo licitatório do transporte público de passageiros. O último passo da Administração foi a publicação, na edição do dia 7 de fevereiro da Folha do Mate, do ‘ato justificador’, que traz as informações a respeito da continuidade do certame. A licitação é uma exigência do Ministério Público, já que os prazos relativos a permissões foram superados muitas vezes e, se o processo deixar de ser realizado, o prefeito Jarbas da Rosa pode ter problemas.

De acordo com a procuradora-geral do Município, Gisele Spies Chitolina, a Lei das Concessões determina esta adequação e, depois do Carnaval, será cumprida mais uma exigência: a realização de uma audiência pública, que terá data, local e horário divulgados em momento oportuno. Após esta oportunidade para que a comunidade tome conhecimento a respeito da legislação e também possa colaborar com sugestões para o processo, a Administração passará para a ação seguinte, que é a publicação do edital.

Contestação
O administrador da empresa Chimatur, Décio Francisco Gassen, fez protocolo na Prefeitura, na quarta-feira, 15, por meio do qual solicita o reconhecimento da legitimidade da concessão dos serviços de transporte público coletivo de passageiros até novembro de 2027 – no caso da Chimatur, no perímetro urbano. De acordo com ele, em 2007, o então prefeito Almedo Dettenborn assinou a permissão por 20 anos. O entendimento é de que seria desnecessária a continuidade do processo mencionado no ‘ato justificador’ e a empresa não descarta a possibilidade de levar a discussão à esfera judicial.

Gisele Spies Chitolina já tomou conhecimento do expediente e afirmou que, mesmo assim, o processo segue normalmente. Ela reforçou que a permissão não obedeceu à Lei de Licitações e que, por isso, “é considerada precária”. A procuradora-geral declarou que o Município “não concorda com as alegações da empresa” e reiterou que a licitação irá adiante.

Atualmente, detêm termos de permissão de uso para operação do transporte público coletivo de passageiros, em Venâncio Aires, as empresas Reckziegel, Viasul e Chimatur. Ainda não há estimativa de preços das passagens para fins de licitação.


18/02/2023

Fonte: Folha do Mate

 

Curso Licitações

02/06/2026

Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó

A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...

02/06/2026

Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano

A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...

02/06/2026

MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita