Rio de Janeiro - Em ato publicado nesta terça-feira (10/4) no Diário Oficial do município, a prefeitura de Teresópolis, na região serrana fluminense, decretou situação de emergência na cidade em função dos estragos causados pelo temporal da última sexta-feira (6/4), que resultou na morte de 5 pessoas e deixou quase mil desabrigados e desalojados. A situação de emergência vai vigorar por 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 90 dias.
Relatório da Defesa Civil municipal, divulgado na manhã de hoje, informa que, desde a Sexta-Feira da Paixão, foram interditados 480 imóveis e feitas 610 vistorias técnicas. De acordo com o boletim, 196 pessoas permanecem alojadas em quatro abrigos montados pela prefeitura.
O decreto autoriza a prefeitura a tomar uma série providências independentemente de licitação para socorrer os desabrigados e recuperar as áreas atingidas. Entre as medidas, estão a aquisição de veículos, máquinas e equipamentos; recrutamento de pessoal para prestação de serviços; compra de alimentos, vacinas, remédios, roupas e material de construção. Fica autorizada ainda a promoção de campanhas de arrecadação de recursos para facilitar a assistência à população afetada pelo temporal.
Em outro decreto, a prefeitura declarou de necessidade pública o uso temporário do Panorama Country Clube, pelo prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90, para acolher os desabrigados da chuva do dia 6. Localizado no bairro de Panorama, o clube está desativado desde 2007.
10/04/2012
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...