Prefeitura de Taubaté apresenta projeto do prédio para centro popular de compras


A Prefeitura de Taubaté apresentou a uma comissão de vendedores ambulantes o projeto de construção do novo centro popular de compras, que será construído próximo ao Mercado Municipal. A área que será ocupada tem 978 m² e a proposta foi mostrada aos vendedores em uma reunião ocorrida na última quinta-feira, dia 06 de março.

O Projeto - o prédio terá 1.564 m² de área construída, dividido em 02 pavimentos. A edificação será composta no total por 133 boxes de 3,60 m² cada. O piso térreo terá 66 boxes, área de serviço, sala de administração e área de armazenamento e coleta de lixo. O segundo piso terá 67 boxes e uma copa para uso dos lojistas. A laje da cobertura tem mais 462 m² de área útil que foi aproveitada como um terraço recebendo 02 boxes de comércio alimentício, cada um com 15,21 m². O espaço pensado para ser um atrativo vai ter área para apresentações culturais, rodeado de jardins, o que lhe atribui um caráter de praça elevada com vista para o Cristo, a região central e o Mercado.

Todos os pavimentos do prédio terão banheiros masculinos, femininos e 1 banheiro familiar equipado com fraldário e acessibilidade. O local vai receber um elevador e o seu entorno será urbanizado com arborização, bancos, telefones públicos e bicicletário.

O projeto foi criado pela equipe de arquitetos da Secretaria de Planejamento. Dentro do conceito de galeria comercial, a proposta é oferecer uma arquitetura atrativa, funcional e despojada. A construção irá atender a todas as diretrizes legais no que se referem aos espaços mínimos, recuos, larguras, ventilação, iluminação, dimensionamento dos sanitários e acessibilidade. O centro de compras terá 03 entradas, de forma a facilitar o acesso e interligar as vias Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, Rua Coronel Jordão e Rua Rebouças de Carvalho.

Soluções ecológicas também foram inseridas no projeto, oferecendo maior economia de água e de energia. Os jardins do terraço também funcionam como uma barreira aos raios do sol, aumentando o conforto térmico da edificação além de possibilitarem a captação das águas pluviais que poderão ser utilizadas na irrigação, lavagem dos pisos e descargas dos banheiros.

Outras soluções para reduzir o impacto ambiental do prédio é a instalação de iluminação de LED, que consome menos energia. Além disso, células fotovoltaicas serão instaladas na laje para captação de energia solar.

No edifício serão utilizados dispositivos arquitetônicos que impedem a incidência direta de radiação solar em seus interiores como brises e cobogós, elementos vazados que também reduzem o impacto dos raios solares nas fachadas e permitem a circulação cruzada e permanente de ar.

A Prefeitura de Taubaté pretende iniciar o processo licitatório ainda neste primeiro semestre.


10/03/2014

Fonte: Diário de Taubaté

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita