Prefeitura de SP quer modificar licitações


A Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo enviou na sexta-feira à Câmara dos Vereadores um projeto de lei com o objetivo de mudar a forma como são feitas as licitações no município. A proposta do secretário Mauro Ricardo Costa prevê a inversão das fases nas modalidades tradicionais - concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. Pelo texto do projeto, todas passariam a ser feitas como ocorre hoje na modalidade de pregão, na qual primeiro são abertos os envelopes com as propostas e somente depois a documentação das empresas é analisada, chamada fase de habilitação.
O objetivo é diminuir a burocracia olhando a documentação e a capacidade financeira apenas das empresas que permitirem menos gastos da administração pública. Pelo padrão estabelecido na Lei nº 8.666, de 1993 - a Lei de Licitações -, a apresentação da documentação acontece antes da análise das propostas. O modelo proposto pela prefeitura paulista já é utilizado no Estado da Bahia e causa polêmica justamente por contrariar uma norma federal. "É uma inconstitucionalidade", afirma o advogado Ariosto Mila Peixoto, especialista em licitações.
Segundo o advogado, o risco de se estender o modelo do pregão - utilizado para compras de bens e serviços comuns - para áreas como a de obras públicas é o de se priorizar a questão do preço em detrimento da qualificação da empresa concorrente. "Isso poderia causar um canibalismo, em que primeiro se joga o preço para baixo e depois vai ver a capacidade da empresa", diz.
Já o advogado Álvaro Palma de Jorge, do Barbosa Müssnich e Aragão, considera positiva a medida pela aceleração do processo - não se perde tempo olhando documentos de empresas que não serão contratadas - e pela redução de gastos que pode proporcionar ao governo municipal. Marcos Vinicius Pulino, sócio do Levy & Salomão, lembra que a prerrogativa a favor deste modelo é o fato de já estar sendo usado na Lei das PPPs. Ele não acredita em prejuízo para compras mais complexas, já que a empresa será analisada depois. (FF)


26/09/2005

Fonte: Valor On Line

 

Curso Licitações

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...

04/03/2026

Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

03/03/2026

Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..

A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita