A Prefeitura espera que todo o processo de troca das empresas de ônibus da cidade, que se arrasta há um ano e meio, termine em julho. Será aberta a nova sessão de consultas públicas para a licitação do sistema nos próximos 30 dias, segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto. A expectativa do secretário é de divulgar a minuta dos contratos, estimados em até R$ 6 bilhões por ano, em abril.
A substituição das empresas e cooperativas que operam a rede de ônibus da cidade deveria ter acontecido em 2013, mas o processo foi suspenso por causa dos protestos contra a tarifa, em junho daquele ano. As manifestações fizeram a gestão Fernando Haddad (PT) contratar uma auditoria para verificar a chamada "caixa-preta" do transporte.
Tatto disse, em entrevista à TV Folha, que o novo modelo não terá mais cooperativas. Segundo ele, a Prefeitura pretende atrair empresas de fora do País para operar o sistema, que atualmente conta com 1,2 mil linhas. Esse foi o argumento usado para justificar a compra dos terrenos usados como garagens pelas companhias de ônibus - a posse de terrenos criava uma vantagem econômica para as quatro empresas que operam na cidade desde 2004.
O número de linhas em operação na capital deve aumentar no ano que vem. A SPTrans planeja criar itinerários paralelos aos convencionais, para redistribuir o fluxo de passageiros. A iniciativa valerá apenas para os horários
25/02/2015
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...