Prefeitura de SP avança em licitação para obras da Área Calma de São Miguel Paulista


Após dificuldades para encontrar empresas interessadas no projeto de implantação da Área Calma no bairro de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, finalmente o processo de licitação avança já para a fase de abertura das propostas comerciais.

Na terceira tentativa para implantar o projeto, a SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito) recebeu propostas de duas empresas, como mostrou o Diário do Transporte.

A sessão de abertura foi realizada no dia 04 de novembro de 2022, e logo em seguida a Comissão Licitante suspendeu a sessão para análise das propostas apresentadas.

No Diário Oficial deste sábado, 19 de novembro de 2022, a SMT informa que fará a reabertura da sessão pública para abertura do Envelope n° 2 – Habilitação, já que não houve interposição de recursos.

A sessão será realizada na próxima quarta-feira (23), às 10h.
Duas empresas participaram da fase inicial, apresentando propostas comerciais: a Habitem Incorporação e Construção, e a Rodoserv Engenharia.

A Proposta Comercial da Habitem foi no valor de R$ 6.284.178,54.
Já o envelope da empresa Rodoserv Engenharia continha valor pouco acima, de R$ 6.395.543,21.

Caso as duas empresas passem no processo de habilitação, a Habitem, por ter oferecido a melhor proposta, deverá ser a vencedora.

HISTÓRICO
O Projeto de Requalificação Urbana e Segurança Viária de São Miguel Paulista – uma das principais centralidades da zona Leste de São Paulo, faz parte de uma série de iniciativas da -prefeitura com o objetivo de reduzir o número de mortos e feridos no trânsito, melhorar a mobilidade urbana e requalificar o espaço público.

Dentre essas iniciativas está a implantação de áreas de velocidade reduzida.
O programa, iniciado em 2013, consistiu na delimitação de 13 perímetros urbanos com velocidade máxima regulamentada em 40 km/h ou 30 km/h.

A medida visou aumentar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário – pedestres e ciclistas – buscando a convivência pacífica e a redução do número de colisões e atropelamentos.

O projeto conta com as parcerias da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Associação Nacional de Gestores de Transporte Urbano – Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI) e WRI Brasil.

O projeto de requalificação de São Miguel foi desenvolvido de forma conjunta entre as organizações parceiras e técnicos da Prefeitura de São Paulo, em especial a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP).

As ações consistem em diversas intervenções físicas na Área Calma de São Miguel, tais como: extensões e requalificação de calçada, estreitamentos de vias, travessias e interseções elevadas, lombadas, ilhas de refúgio, e a criação de uma praça.

Além disso, o escopo do projeto prevê melhorias na acessibilidade, pavimentação, drenagem, sinalização (horizontal, vertical e semafórica) e paisagismo.


19/11/2022

Fonte: Diário do Transporte

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita