Prefeitura de São Paulo lança edital para concessão de linhas de ônibus municipais


A Prefeitura de São Paulo lançou na madrugada desta terça-feira (24) o edital para concessão dos ônibus que prevê a reformulação das linhas, diminuindo em mais de mil coletivos a quantidade total de veículos em circulação na cidade. O prazo de transição para que o novo modelo de ônibus seja implantado é de 3 anos. O contrato de concessão deve ser assinado até o fim deste ano.

Atualmente, a frota de ônibus na cidade de São Paulo é de 14.457 veículos e novo edital prevê apenas 13.000 veículos.

O secretário municipal de Transporte e Mobilidade, João Octaviano Machado, nega a diminuição dos ônibus em circulação. Ele argumenta que será apenas uma "otimização" do serviço. “Não é que são mil ônibus a menos na cidade, você tem uma racionalização de linhas que são concorrentes. Então você tem um conjunto de linhas que tem uma transposição no trajeto como um todo. Isso é desfavorável porque você vai pegar um ônibus com menos gente, vai entrar no corredor de ônibus e tem aquele ‘mangueirão’ de ônibus parado um atrás do outro. Você diminui a velocidade e não aumenta a oferta", explica.

De acordo com ele, sem a sobreposição dos veículos, os passageiros terão uma oferta maior no número de assentos, já que os ônibus irão circular com maior velocidade nos corredores e fazer viagens mais curtas com a interligação entre os sistemas local e estrutural. "O que nós estamos fazendo: os técnicos da SPTrans estudaram detalhadamente essas linhas e a ação é nessas linhas onde há uma sobreposição ao longo do percurso, de maneira que você retira alguns desses ônibus, dá uma oferta maior de velocidade, uma melhora na viagem e você compõe os dois sistemas, o local e o de articulação, uma maior chegada nesses pontos”.

O novo edital determina que todos os ônibus deverão ser acessíveis para o embarque de passageiros com deficiência, ar-condicionado e limitador de velocidade em até 50 km/h. Os coletivos deverão estar preparados para receber suporte para bicicleta e acessórios para wi-fi. As empresas que vencerem a licitação deverão ter garagem própria e, por isso, as garagens das empresas que perderem a concessão do serviço serão desapropriadas.


24/04/2018

Fonte: G1 São Paulo

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita