A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste abriu uma licitação, na última quarta-feira, para contratação do aterro sanitário que deverá receber os resíduos sólidos gerados na cidade a partir do próximo ano.
Atualmente, o município destina o lixo para o aterro particular de Americana. O contrato com a UTGR, empresa responsável pelo local, termina no próximo dia 28. No entanto, o prazo pode ser prorrogado.
O aterro municipal de Santa Bárbara, por sua vez, segue interditado. O local foi fechado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em maio deste ano, por falta de licenças. Há um pedido de licença em análise na companhia desde julho.
“A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue trabalhando na entrega de todos os projetos solicitados pela Cetesb, com a finalidade de obter a licença de operação do Aterro Sanitário Municipal”, comunicou o Executivo.
Interessados em participar da licitação devem apresentar suas propostas até o próximo dia 26, no Paço Municipal. A empresa vai firmar contrato válido por quatro anos.
Segundo o edital, o aterro deverá estar localizado, preferencialmente, em municípios limítrofes a Santa Bárbara, em um raio de até 50 km. O objetivo é economizar combustível e evitar atrasos, conforme consta no documento.
O pagamento será feito por tonelada. As estimativas de custo não foram informadas pela prefeitura. De acordo com o Executivo, o município gera, aproximadamente, 3,5 mil toneladas de resíduos por mês.
ESTUDO. A prefeitura também está com um chamamento público aberto para contratação de estudos que visam demonstrar a viabilidade de uma parceria público-privada para a prestação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. A ideia é integrar os trabalhos e concedê-los à iniciativa privada.
“O objetivo do chamamento é receber propostas de melhorias e de novas tecnologias disponíveis no mercado. Após isso, será avaliado o que foi apresentado e, se viável, será aberta licitação para tal”, comentou a administração municipal, por meio de nota.
16/12/2022
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...