A Prefeitura Municipal de Niterói lançou, nesta quinta-feira (31), licitação para a compra de 50 ônibus elétricos e 25 carregadores. A modalidade será Pregão Eletrônico, tipo menor preço unitário por item. A sessão pública eletrônica será a partir das 10h, do próximo dia 13 de novembro, através do site www.compras.gov.br onde também se encontra a íntegra do edital.
Serão comprados ônibus modelo básico e carregadores de 160 KWH (infraestrutura de recarga), para atendimento às demandas do transporte coletivo por ônibus no município de Niterói.
Em agosto passado, a Câmara Municipal aprovou pedido do Executivo para contratar crédito de R$ 95 milhões junto à Caixa Econômica para comprar 30 ônibus elétricos e 15 carregadores de 160 KWh. O município foi contemplado, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC, para fazer essa compra. O investimento tem como objetivo substituir veículos a combustíveis fósseis por elétricos, visando como benefícios os menores custos de manutenção e operação da frota elétrica e a redução da poluição sonora e do ar.
Desde 2021, Niterói faz experiências com ônibus elétricos. Naquela época, o veículo que entrou em teste tinha autonomia para 250 quilômetros, com até 4 horas para recarga das baterias; possua ar-condicionado, carregadores de celular e piso baixo. A capacidade era para 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. Veículos do tipo do modelo testado têm vida útil de 16 anos, com uma troca de baterias prevista para quando chegar aos 8 anos de operação.
31/10/2024
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...