A Prefeitura de Mairinque anunciou às 15h desta quarta-feira (03) que fará mudanças com relação ao serviço de saneamento básico de água e esgoto no município. Em comunicado à imprensa no paço municipal, a administração disse que abrirá uma licitação a fim de contratar uma nova empresa para assumir a concessão da Saneaqua, atual responsável pelo saneamento da cidade.
O prefeito Toninho Gemente e o secretário Jurídico Leonardo Giovaneti afirmaram que o contrato da empresa atuante, considerado como fruto de uma ação civil pública de 2009, é tido como nulo pela Justiça, que já analisou a situação em primeira e segunda instância, dando aval para que Mairinque realize uma nova licitação caso tenha necessidade.
“O município acatou as decisões do Tribunal de Justiça e se absteve de recorrer. No entanto, os recursos da concessionária não estão dotados de efeitos suspensivos, isso significa que hoje o que vigora é a nulidade do contrato entre o município e Saneaqua. Recentemente, ela propôs outra medida judicial a fim de proibir que Mairinque fizesse uma nova licitação e contratasse uma nova concessionária de água e esgoto. A princípio ela conseguiu uma liminar, mas ocorre que esse agrado foi julgado e não provido, de modo que hoje a Prefeitura Municipal está autorizada a prosseguir com uma licitação que foi iniciada na gestão passada e que agora precisa de continuidade por parte da atual administração”, declarou Giovaneti.
Na ocasião, Gemente ressaltou que não existe problema acerca de a Saneaqua participar do novo processo de licitação.
03/03/2021
18/04/2026
Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção
O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...17/04/2026
Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...17/04/2026
Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral
A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...17/04/2026
Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada
A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...