A Prefeitura de Londrina suspendeu a licitação do transporte coletivo após uma determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A abertura dos envelopes com propostas de empresas e consórcios estava prevista para 26 de dezembro.
Um documento comunicando a suspensão aos interessados em participar da licitação foi publicado, na terça-feira (18), no site da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
O documento informa que o conselheiro relator Ivens Lelis Bonilha, do TCE-PR, determinou a medida, no entanto, não detalha os motivos.
A decisão do conselheiro, que é de segunda-feira (17), atende a um pedido da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) que, recentemente, criticou o edital e informou que não participaria da licitação.
Bonilha lista 26 irregularidades apontadas pela empresa no edital, como inadequações na definição do número de passageiros equivalentes, na definição da quilometragem percorrida e na previsão do consumo de combustível da frota.
A empresa também questionou os valores das tarifas e a ausência de detalhamento do arrendodamento matémático do cálculo tarifário.
"Há relevantes indícios de irregularidades a serem apreciados por este Tribunal, atinentes, dentre outros aspectos, à garantia da legalidade, economicidade, publicidade, competitividade e isonomia no certame, à possibilidade de obtenção da proposta mais vantajosa e, ainda, à própria exequibilidade dos serviços, nos termos em que estabelecidos no edital", diz o conselheiro na decisão.
Segundo o TCE-PR, as partes foram notificadas na manhã desta quarta-feira (19). O prazo para que apresentem defesa é de 15 dias.
A TCGL disse que não vai se pronunciar sobre o assunto nesta quarta-feira.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Londrina e aguarda retorno.
19/12/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...