Prefeitura de Londrina quer consultoria sobre água e esgoto no município


A Prefeitura de Londrina publicou no Jornal Oficial do Município edital de contratação de consultoria econômica, financeira e patrimonial para os serviços de água e esgoto no município, hoje realizado pela Sanepar. Esta consultoria pretende diagnosticar a estrutura existente da empresa.

Esta medida vista apresentar uma solução para um problema que se arrasta há mais de 11 anos, que é a relação do município de Londrina com a Sanepar, que necessita de uma melhor definição quanto às atribuições de atividades e na configuração jurídica.

Em 1973 foi firmado um contrato entre o município e a Sanepar, passando à companhia os serviços de abastecimento por 30 anos, uma vez que antes era municipalizado. O prazo terminou em 2003 e não foi renovado mais o contrato, havendo apenas autorização temporária, renovada a cada 180 dias.

O assessor para Projetos Especiais, o economista Carlos Alberto Geirinhas, afirma que as soluções estudadas passam pelo conhecimento pleno da empresa. E que são três os caminhos a serem estudados: a municipalização dos serviços de água e esgoto; licitação dado oportunidade para empresas se habilitarem a um contrato de prestação de serviços; e uma eventual negociação com a Sanepar para uma nova relação que priorize a eficácia no atendimento aos consumidores.

De acordo com Geirinhas, qualquer decisão exige um bom conhecimento da situação da empresa em Londrina. "Uma decisão importante como essas tem que passar por um estudo de conhecimento da empresa e estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira. Precisamos conhecer o patrimônio, a realidade da empresa, sua vulnerabilidade e o que foi realizado pela Sanepar nos últimos anos", afirmou, observando que isso passa por um levantamento de sua realidade técnica, econômica e financeira, entre outras variáveis.

Momento importante
O prefeito Alexandre Lopes Kireeff (PSD) considera este um momento importantes. "Esta é uma etapa importante para a geração de informações técnicas essenciais que subsidiarão a decisão que Londrina precisa tomar", comentou.

Para ele, "ou assinamos um novo contrato com a Sanepar, ou criamos uma empresa municipal para substituí-lo, ou ainda partimos para uma licitação visando escolher quem irá administrar os serviços de abastecimento de água e saneamento em Londrina".


03/10/2014

Fonte: O Diário.com

 

Avisos Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita