Prefeitura de Londrina contratará instituição para elaborar planos municipais de saneamento


A Prefeitura de Londrina deve abrir nesta quarta-feira (7) os envelopes que deverão ser apresentados por diversas fundações convidadas para renovar o Plano Municipal de Saneamento Básico e pela elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Estes estudos estão sendo solicitados a instiuições voltadas ao ensino e pesquisa através de carta-convite - dispensando licitação - para executar estes serviços.

Os convites foram entregues nas últimas semanas pela Secretaria Municipal de Gestão Pública. O assessor para Projetos Estratégicos da prefeitura, Carlos Alberto Geirinhas, disse que a previsão é que os planos sejam concluídos em no máximo oito meses. "Eles já existem e precisam ser renovados. O Plano Municipal de Resíduos deveria ter sido feito em 2010. Convidamos instituições que desenvolvem pesqusias nesta área de saneamento", ressaltou em entrevista à Rádio Paiquerê AM.

Entre as instiuições convidadas estão a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fundação Escola de Sociologia e Políticas de São Paulo.

Geirinhas lembra que para estes planos, há muitos recursos federais, e em alguns casos, a fundo perdido, que podem ser canalizados. "Mas deve ter os planos e alguns projetos. Temos projeto praticamente pronto sobre drenagem e manejo de águas pluviais urbanas que podemos ter sucesso logo logo com recursos do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento]", enfatizou, citando que os planos apresentarão diversidade de expertise envolvidas como ambientalistas, economistas, geólogos e químicos.

A renovação do projeto de saneamento vai acontecer paralelamente ao levantamento patrimonial da Sanepar, determinando o futuro do serviço de água e esgoto em Londrina. O município estuda se será mais viável municipalizar, realizar nova concorrência pública para a execução dos serviços ou se renova o contrato com a Sanepar que, desde 2003 vem atuando no saneamento básico com contratos emergenciais de 180 dias.

A prefeitura, apesar da carta-convite e a certeza de contratação da fundação para esses planos, não tem previsão de quanto irá desembolsar para estes estudos, uma vez que os envelopes serão abertos apenas na quarta-feira.


03/01/2015

Fonte: O Diário.com

 

Avisos Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita