O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, anunciou na noite desta quarta-feira (14) a abertura da licitação para a execução de obras de drenagem no bairro Campo Limpo. As intervenções têm como objetivo solucionar os recorrentes problemas de alagamentos registrados na região durante períodos de fortes chuvas. O bairro Baraúnas também será contemplado no mesmo projeto.
O anúncio foi acompanhado pela equipe do site Acorda Cidade, que conversou com o prefeito e com o superintendente de Operações e Manutenção do município, João Vianey, da Superintendência de Manutenção e Obras (Soma).
Durante o encontro com moradores, realizado em uma igreja da comunidade, José Ronaldo destacou que a obra representa o cumprimento de um compromisso assumido com a população ainda durante a campanha eleitoral. Segundo o prefeito, após assumir a gestão, a prefeitura contratou empresa para elaboração do projeto de engenharia, que contempla não apenas o Campo Limpo, mas também outras comunidades do município.
“A licitação será publicada nesta quinta-feira (15) e o processo licitatório acontece no dia 26 de março. Após a conclusão, a empresa vencedora será contratada e daremos início a essa que será a maior obra de drenagem já realizada em Feira de Santana”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou ainda que os recursos para a execução são integralmente do município, obtidos por meio de empréstimo, a exemplo de outras grandes intervenções realizadas na cidade, como viadutos e túneis.
De acordo com José Ronaldo, a licitação será única para os bairros Campo Limpo e Baraúnas, enquanto outras localidades receberão projetos e processos licitatórios distintos, à medida que os estudos de engenharia forem concluídos.
O superintendente João Vianey explicou que o projeto prevê uma obra de macrodrenagem que abrange uma área de aproximadamente 280 hectares. A intervenção inclui um canal principal na Rua Monsenhor Moisés do Couto, além de canais secundários, microdrenagens e pontos de captação com bocas de lobo, responsáveis por conduzir as águas pluviais até a Lagoa da Taboa.
14/01/2026
02/04/2026
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
Curso presencial foi idealizado para formar novos ...02/04/2026
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...21/01/2026
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...17/04/2026
Sete licitações de projetos prioritários em áreas como Educação e Saúde devem ser lançadas em maio
A Secretaria Municipal de Articulação Instituciona...