A Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) licitará a implantação da estratégia e-SUS, que inclui capacitação técnico-profissional, suporte especializado em tecnologia da informação e em gestão da Atenção Primária em Saúde. O aviso de licitação foi publicado na sexta-feira (14/1), no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.
O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é a estratégia para reestruturar a informação da Atenção Primária em nível nacional. A ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde. O órgão federal entende a qualificação da gestão da informação como fundamental para melhorar a qualidade no atendimento à população.
Os interessados que poderão participar da licitação são aqueles cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto, cadastrados ou não na Prefeitura como fornecedor, que cumpram com as exigências constantes do edital e do termo de referência após prévio credenciamento com o provedor do sistema eletrônico do Banco do Brasil.
O certame será realizado na modalidade pregão eletrônico, do tipo menor preço, para escolha da proposta mais vantajosa para a administração municipal. O acolhimento da proposta e dos documentos ocorrerá até às 8h do dia 28.
O sistema eletrônico usado será o sistema de pregão eletrônico do Portal do Banco do Brasil. A disputa terá início no dia 28, às 8h15, no site www.licitacoes-e.com.br. O edital está à disposição dos interessados nos portais www.divinopolis.mg.gov.br e www.licitacoes-e.com.br.
Implantação
O e-SUS APS pode ser usado nas modalidades Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) ou Coleta de Dados Simplificada (CDS), segundo o cenário apresentado no município. Os cenários de implantação variarão dependendo da realidade de cada unidade de saúde ? dependerão, por exemplo, da quantidade de computadores existentes e da conectividade à internet.
Para usar o PEC, é necessário contar com cenário adequado de informatização no serviço de saúde e ao menos disponibilidade de computadores para os profissionais que trabalham na assistência à saúde e na recepção da unidade.
O uso do CDS está indicado para a unidade de saúde que não possui conexão de internet e a unidade de saúde que não possui computadores suficientes para os profissionais.
18/01/2022
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...