Prefeitura de Curitiba padronizará procedimentos de licitações


Paulo Celso Vianna Júnior,
assessor técnico da Secretaria Municipal de Administração
A Prefeitura de Curitiba estima que, até o mês de agosto, concluirá o alinhamento de todos os seus procedimentos de licitação e assim possibilite um padrão único de edital. É o que informa Paulo Vianna Júnior, assessor técnico da Secretaria Municipal de Administração.
“Com o alinhamento dos procedimentos de editais, a participação em licitações das secretarias, assim como dos institutos e fundações (que formam a chamada administração indireta), se tornará mais simples às empresas interessadas”, avalia Vianna, que participou da reunião da Força-Tarefa de Compras Governamentais da Amcham-Curitiba na quarta-feira (27/02).
Entre a totalidade dos procedimentos a serem padronizados, o assessor destacou o modelo dos textos, o controle de dados, a montagem dos processos, os prazos utilizados e a definição dos tipos de grupos e subgrupos.
Para ele, as vantagens serão benéficas às companhias, que não terão de se adaptar a cada licitação promovida por um órgão diferente, e também à própria prefeitura, que conseguirá ter um melhor direcionamento quanto aos trâmites dos processos.

Temor dos fornecedores
O receio de muitos fornecedores ao criticar ou indicar mudanças em modelos de licitação também foi abordado por Paulo Vianna Júnior. Segundo ele, a prefeitura é disposta a ouvir e corrigir o que for necessário e a desconfiança de que, por fazer reclamações, uma companhia pode ser prejudicada não deveria existir.
“Acredito que seja uma questão cultural já ultrapassada. Muita coisa mudou quanto às licitações e, se prefeitura e fornecedores não lutarem para quebrar essa imagem, a visão do órgão público como quem manda e da empresa privada obrigada a obedecer continuará, o que só atrapalhará as relações”, afirma Vianna.


27/02/2008

Fonte: Câmara Americana de Comércio

 

Curso Licitações

21/02/2024

Prefeitura de Coremas lança licitação de mais de R$ 800 mil para comprar pneus

A Prefeitura de Coremas lançou uma licitação de ma...

20/02/2024

PBH publica edital para construção de espaço de convivência no Padre Eustáquio

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação pa...

21/02/2024

DAE abre licitação para ampliação e construção de elevatórias de esgoto

A DAE Jundiaí abriu licitação para ampliação e ade...

21/02/2024

Cruzeiro do Sul fará nova licitação para coleta de lixo

A falta de lixeiras e alguns containers danificado...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita