Programado para ser lançado no ano que vem, o edital da licitação do transporte coletivo de Cuiabá pode exigir que as empresas interessadas no serviço ofereçam uma quantidade mínima de ônibus elétricos.
Prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (PMDB) pondera que a implantação deste tipo de veículo ainda precisa de estudos, mas antecipa que pretende estabelecer, já na próxima concorrência pública, um percentual mínimo inicial e um prazo para que 100% da frota seja movida a eletricidade.
“É um longo caminho. O ônibus não é barato, mas é um sonho meu. É como vejo o transporte coletivo na Cuiabá dos 300 anos”, diz.
A aquisição dos ônibus elétricos já consta entre os projetos e ações da Secretaria Extraordinária Cuiabá 300 Anos (SEC 300). Estão previstos 25 veículos, a um custo aproximado de R$ 25 milhões.
Segundo o prefeito, a frota de ônibus de Cuiabá hoje é composta por aproximadamente 400 veículos, sendo 350 para o dia a dia e 50 carros reserva.
Em julho, a Prefeitura de São Paulo anunciou o início da operação dos primeiros ônibus elétricos construídos no Brasil. Os veículos são alimentados por baterias que levam de quatro a cinco horas para serem recarregadas e têm autonomia de até 300 quilômetros. A capacidade é de transporte de 84 passageiros.
Em Cuiabá, antes de a licitação do transporte ser lançada, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) deve contratar um estudo que aponte novos itinerários para os ônibus, uma nova forma de gerenciamento da bilhetagem e propostas de revitalização do sistema como um todo.
A pasta não confirmou, mas a expectativa é que o estudo também aponte como se dará a integração entre as linhas de ônibus e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
09/08/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...