Prefeitura de Caxias abre nas próximas semanas licitação para implantar telemedicina


A Prefeitura de Caxias do Sul abre nas próximas semanas o processo licitatório para implantar o serviço de telemedicina, iniciativa que vai dinamizar os atendimentos na Atenção Primária em Saúde e ampliar a disponibilidade dos profissionais médicos para as demandas de mais complexidade. O impacto final esperado é diminuir a fila de pessoas que procuram as unidades básicas de saúde (UBSs) antes do horário de abertura dos postos.

Na prática, a telemedicina prestará atendimento remoto nos casos em que a população precisar de atendimentos em situações como consultas médicas clínicas com queixas simples, renovações de receitas, solicitações de exames e encaminhamentos para a rede especializada do Município. O profissional médico atenderá o paciente por telefone (com número único de ligação gratuita (0800), chat de texto ou videochamada.

Para assegurar a qualidade do serviço, o processo licitatório inclui uma prova de conceito, em que a empresa melhor classificada no processo licitatório precisará realizar uma demonstração simulada a partir de casos clínicos desenvolvidos pela Prefeitura.

Além disso, quando for implantado, a execução do serviço passará por acompanhamento e fiscalização por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a exemplo dos demais contratos vigentes entre o Município e terceiros.

O projeto para telemedicina foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde e levou em consideração modelos existentes em outras cidades. A proposta integra o plano de governo e não pôde ser implementada anteriormente em função de recursos financeiros e de outras demandas, como a migração gradativa do agendamento de consultas presencial para a central Agenda+UBS e outras, tanto na Atenção Primária como nas demais áreas da Secretaria da Saúde; e considerando que o ano de 2021 foi inteiramente dedicado ao combate à pandemia de covid-19, bem como grande parte do ano de 2022.

"É mais uma medida para facilitar a vida de quem precisa de atendimento de saúde, para que as pessoas possam ter atendimento fácil e de qualidade. Entendemos que a tecnologia precisa ser uma aliada para auxiliar nos atendimentos, buscamos conhecer a experiência de outros municípios e neste momento é o modelo que pode nos auxiliar a diminuir as filas, somado ao atendimento na central Agenda+UBS. Com essa nova alternativa para renovação de receitas e demandas que tomam grande parte da agenda, teremos espaço para que os médicos que atendem lá na ponta, nas consultas presenciais, possam se dedicar aos casos clínicos que requerem mais atenção", explica a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.


20/04/2024

Fonte: Serra em Pauta

 

Curso Licitações

27/05/2024

Célio da Usina anuncia licitação de R$ 819 mil para obras Municipais

O prefeito de Vieirópols, José Célio Aristóteles, ...

27/05/2024

Prefeitura deve gastar até R$ 12,2 milhões para asfaltar dois bairros em Campo Grande

A Prefeitura publicou o aviso de continuidade da <...

27/05/2024

Nova licitação é aberta para pavimentar ruas do Jardim Itatiaia

A Prefeitura de Campo Grande abriu uma segunda lic...

27/05/2024

Ribas do Rio Pardo deve contratar empresa para obra de pavimentação e drenagem

O município de Ribas do Rio Pardo divulgou abertur...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita