Prefeitura de Blumenau fará licitação para comprar câmaras frias para salas de vacinação


A prefeitura informou no fim da manhã desta terça-feira (25) que irá comprar câmaras frias para as salas de vacinação da rede pública de Blumenau. A medida foi anunciada em nota oficial:

"Buscando minimizar essa situação, até o final do mês, após análise financeira que mostrou ser a compra de câmaras frias, em substituição às geladeiras, mais econômica do que o aluguel destes equipamentos, será realizado o processo administrativo de licitação para a aquisição das mesmas. O planejamento está sendo finalizado e deve iniciar nas próximas semanas".

Reportagens do Jornal do Almoço e Jornal de Santa Catarina, da NSC Comunicação, mostraram a utilização de geladeiras domésticas para o armazenamento das doses. Das 47 salas de vacinação da rede pública, apenas três contam com câmeras frias. As outras 44 contam com geladeiras de uso doméstico.

A situação não é considerada irregular, mas fez a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado emitir recomendação à prefeitura. No documento disse que “em nenhuma hipótese o refrigerador tipo frigobar poderá ser utilizado para a conservação de imunobiológicos. Não recomendamos o uso de refrigeradores duplex e frost free”.

A prefeitura reconheceu problemas pontuais de manutenção de equipamentos das salas de vacina. Disse que "se dão por inúmeras e às vezes incontroláveis razões, como retirada do cabo de energia da tomada; raios durante uma tempestade que ocasionam a queima do gerador; ou controle realizado equivocadamente nos equipamentos das unidades, além de perdas que acontecem quando da aplicação da vacina".


25/06/2019

Fonte: NSCTotal

 

Curso Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita