O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) permitiu que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) dê prosseguimento ao processo de licitação de 33 feiras regionais. Assim, a abertura de envelopes de documentação dos interessados começou ontem, conforme publicado no “Diário Oficial do Município”, no último sábado.
O edital da licitação foi lançado em outubro de 2014. No mês passado, o TJMG havia determinado, liminarmente, a suspensão do processo, em função de uma ação civil pública, movida pela Defensoria Pública Estadual, em novembro.
A ação alega concorrência desleal no processo e a falta de critério sobre o tipo de produto que será comercializado pelos feirantes, além de contestar que a prefeitura não respeitou “o direito à participação democrática dos feirantes”, porque o lançamento dos editais exigia que eles fossem ouvidos por meio de audiências públicas.
A continuidade da licitação foi decidida pela juíza Yeda Athias, da 4ª Vara da Fazenda Pública. Ela entendeu que a suspensão do processo licitatório poderia acarretar prejuízos e também não ficou constatado que as informações foram pouco divulgadas. A magistrada fez a ressalva de que a licitação continuará, mas as contratações só serão autorizadas após análise de segunda instância, sobre os méritos da suspensão.
Os editais dispõem sobre 2.388 vagas para expositores de 11 feiras já existentes e para 22 que serão criadas na capital.
07/04/2015
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...