A prefeitura de Belém, capital do estado do Pará, publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18 de dezembro de 2019, a justificativa para promover a delegação, por meio de contrato de Concessão, da prestação dos serviços de transporte público coletivo da cidade.
Dividido em dois lotes (áreas de atuação), básico e BRT, o contrato prevê ainda a operação e manutenção dos terminais e estações de ônibus da capital paraense.
Segundo a justificativa, a concessão dará funcionalidade ao Sistema de BRT, em virtude da conclusão das obras físicas, bem como regularizará e organizará os serviços de transporte público.
A Concorrência Pública será do tipo melhor proposta, mediante a combinação da menor tarifa de remuneração e melhor técnica, e terá como base as especificações contidas no Projeto Básico, especialmente nos Projetos Operacionais e Plano de Exploração da Concessão.
Esses documentos ficaram disponibilizados para consulta pública na internet no período de 30 de setembro a 31 de outubro de 2019.
O prazo de vigência da Concessão será de 06 anos, podendo ser renovado por igual período.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
A prefeitura de Belém realizou 11 audiências públicas para debater a licitação do sistema de transporte público por ônibus na capital.
A última ocorreu no dia 29 de setembro de 2019, com previsão de lançar a licitação em janeiro de 2020.
Após esta audiência, a prefeitura abriu nova fase para consulta pública pelo período de 30 dias corridos, por meio de envio de contribuições pelo site da SeMOB – Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém. A administração municipal deixou disponível para consultas e análise várias peças técnicas, incluindo o Projeto Básico, disponível há mais de dois anos.
Segundo o prefeito da capital paraense, Zenildo Coutinho, ao longo de cinco décadas nunca houve um processo de licitação para o transporte público do município.
Segundo o prefeito, é de conhecimento geral que o atual sistema já não dá conta da demanda de passageiros. Ele afirmou que este foi um dos motivos para que o modelo da licitação atenda às reais necessidades da população usuária do serviço de ônibus.
O Projeto Básico foi feito pela empresa EGL Engenharia, de Brasília (DF), contratada para fazer o estudo sobre o trânsito em Belém.
A licitação fará a concessão de dois lotes de serviço, nas categorias básico e BRT, assim como a operação e manutenção de terminais e estações, que poderão ser exploradas por meio de consórcio.
Dentre as principais premissas do novo modelo de concessão está a integração de alguns serviços com bilhete único, além da transição gradual das linhas de ônibus.
O projeto prevê ainda organizar a rede de transporte, com a eliminação ou fusão de linhas sobrepostas, além da criação de linhas locais como alimentadoras do BRT.
Está previsto também a implantação gradativa de ônibus equipados com ar condicionado.
A integração temporal substituirá a atual integração física. Com isso, o passageiro poderá utilizar mais de um ônibus pagando uma única passagem durante um período de tempo determinado.
18/12/2019
04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...