A licitação para reformar o Viaduto Centenário, um dos principais de Americana, está sendo montada pela prefeitura, que conseguiu viabilizar financeiramente as obras. A informação foi confirmada pela administração ao LIBERAL nesta quarta-feira (26).
Conforme a reportagem noticiou em janeiro de 2024, o projeto de revitalização já está pronto desde 2023 e orçado em aproximadamente R$ 8 milhões — embora este valor tenha de ser atualizado, por conta da inflação.
No entanto, a ideia ficou “travada” devido à falta de recursos e o Executivo tentou buscar emendas parlamentares para viabilizar as obras.
Apenas neste ano essa verba foi disponibilizada, mas há dois caminhos possíveis: investimento próprio — saindo dos cofres públicos — ou inclusão em um programa para receber grande parte do valor necessário. Essa decisão ainda será tomada pelo governo Chico Sardelli (PL).
Porém, como será possível bancar a reforma de algum modo, nos últimos dois meses a Prefeitura de Americana começou a montar a licitação com as elaborações do termo de referência, do edital e de outros documentos que integram o procedimento.
O LIBERAL já noticiou que, além da fresagem (retirada do asfalto danificado) e do recapeamento completo, estão previstas melhorias relacionadas à drenagem, dilatação, ferragens e placas de movimentação.
Serão necessários maquinários de grande porte para fazer a sustentação da estrutura. “A intenção é realizar a reforma completa para melhorar as condições de uso do dispositivo”, comentou o Executivo.
O viaduto, que leva o nome do falecido político Ralph Biasi — ex-prefeito de Americana e ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo de José Sarney —, tem grande fluxo diário de veículos, principalmente para acesso e saída do Centro.
Entretanto, o asfalto da estrutura tem sido alvo de reclamações de motoristas e ciclistas. Em julho de 2021, a administração realizou obras de revitalização e mudou a sinalização do local, mas o pavimento não recebeu melhorias.
Na época, Chico contou ao LIBERAL que gostaria de fazer a reforma, mas não sabia se a estrutura suportaria o peso de uma obra desse porte. A prefeitura contratou em 2022 uma empresa para fazer um estudo, que emitiu um laudo que deu aval para as intervenções.
27/11/2025
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...