Prefeitura de Alto Araguaia abre licitação para construção de centro de tratamento de animais


O aguardado Centro de Tratamento para Animais (CETRA) no município de Alto Araguaia ganhou um importante capítulo. A prefeitura da cidade abriu licitação na modalidade de concorrência pública 004/2016 para construção do espaço que tem por objetivo atender animais em situação de abandono. A área destinada para construção será lateralmente ao Estádio Antônio Afonso de Melo, o Bilinão. O certame será dia 05 de maio, às 09h (horário de Brasília). A execução da obra está orçada em R$ 180.133,21 e será construída com recursos próprios.

Em uma estrutura de 176,7m² serão instalados consultório veterinário, sala de vacinação, sala cirúrgica, recepção, canil individual e coletivo, banheiros masculino e feminino, cômodo para guardar equipamentos, remédios, material de limpeza, ração, entre outros. O engenheiro civil e secretário de Obras do município Modesto Machado Neto aplicou conceitos de acessibilidade na concepção da nova edificação.

O espaço será um ambiente propício para as ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. O número de animais perambulando pelas ruas da cidade com sinais de maus-tratos, doentes e até debilitados de fome tem se tornando cena comum.

Nos últimos dias foram feitos três atendimentos. Um cão estava com problema na visão, o outro com risco de ter a pata amputada e o terceiro com o corpo tomado por sarna. Os três receberam atendimento do médico veterinário Vitor Gomes Maziero e se recuperam. Após denúncia, os membros da secretaria também chegaram a uma arara vítima de maus-tratos. A ave estava em um espaço pequeno, sem condições mínimas de higiene, com uma das patas mutilada e asa direita com as penas cortadas. Até mesmo um filhote de cateto foi resgatado e está em observação.

Com o abrigo em funcionamento em Alto Araguaia, cães, gatos e até animais silvestres terão um local apropriado para receber atendimento e tratamento. Atualmente, os animais sem tutores ficam abrigados nos fundos das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, estruturada inadequada para atendimento. No caso dos animais silvestre em boas condições de saúde todos são devolvidos ao habitat natural.

“Os investimentos serão feitos com recursos próprios. Fazemos um chamamento para que as empresas participem. O que queremos é dar mais dignidade no tratamento aos animais. Está no nosso DNA cuidar dos animais e nada mais justo que a construção deste centro de reabilitação, que será uma obra importante para o município”, disse o prefeito Maia Neto (PSDB).

Assim que o abrigo estiver concluído, os animais serão apreendidos, recolhidos e receberão tratamento de saúde, esterilização e/ou castração. Os animais apreendidos serão destinados para adoção.


20/04/2016

Fonte: Rádio Verde Vale

 

Curso Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita