Prefeitura credencia interesse no Portais da Cidade


Empresas interessadas em participar do financiamento do projeto Portais da Cidade, na modalidade parceria público-privada (PPP), têm até amanhã, 29, para encaminhar à prefeitura as manifestações de interesse.
A documentação deve ser encaminhada ao Setor de Protocolo do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), das 8h30 às 12h e das 12h20 às 18hs. As informações técnicas sobre o projeto e as instruções sobre a participação nesta fase podem ser acessadas no roteiro de procedimentos, disponível na internet: www.ppp.portoalegre.rs.gov.br.
O projeto Portais da Cidade visa qualificar o transporte coletivo urbano, além de contribuir para revitalizar o Centro, que hoje recebe 33 mil viagens diárias de ônibus, mas que chegam ao destino final com apenas 30% de ocupação. Trata-se do primeiro projeto planejado no sistema de PPP em Porto Alegre. De acordo com o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, a manifestação de interesse é a forma de a iniciativa privada apresentar suas condicionantes e sugestões que, juntamente com as referências propostas pelo poder público, poderão ser contempladas no edital de licitação do projeto. "A previsão é de que o edital seja publicado em agosto", afirmou.
Nos dias 12 e 13 de junho, estará em Porto Alegre uma missão da Cooperação Andina de Fomento, organismo internacional de financiamentos com sede em Caracas, para contatos com o setores público e privado, principalmente com as empresas que formalizaram interesse no projeto. Na prefeitura, a missão irá se reunir com o Comitê Gestor das PPPs. O objetivo é a constituição do fundo garantidor que dará respaldo ao projeto.
O projeto Portais da Cidade é um novo sistema de circulação e transporte no centro da cidade. Os ônibus procedentes dos bairros chegarão em três grandes portais (Cairu, Azenha e Largo Zumbi/Açorianos), onde os passageiros farão uma transferência integrada para veículos modernos, mais rápidos, mais seguros e menos poluentes, que farão a ligação entre os três portais e mais 18 terminais espalhados pelo centro. Nos horários de pico, os ônibus dessa linha expressa deverão circular com intervalos de 1min30s; outros horários o intervalo será de três a quatro minutos. O projeto foi reconhecido pelo Green Forum como uma das mais inovadoras iniciativas contra o aquecimento global.


28/05/2007

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Porto Alegre

 

Avisos Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧