Prefeitura compra em pregões eletrônicos


A Prefeitura de Sorocaba passou a utilizar-se dos pregões do Sistema Eletrônico do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br) para comprar materiais e equipamentos a preços mais acessíveis. Trata-se de um serviço de comércio eletrônico que o BB disponibiliza na Internet para a realização de compras e contratações públicas totalmente confiável e podendo ser fiscalizado por qualquer cidadão. Diversos órgãos governamentais, incluindo tribunais de Justiça e prefeituras municipais do País passaram a utilizar-se deste comércio eletrônico como garantia de maior transparência e obtenção de preços melhores para suas licitações.
A Prefeitura de Sorocaba já tem cadastradas no sistema quinze licitações, sendo duas já concluídas. Três outras novas licitações acabam de ser abertas e os editais publicados pela Prefeitura, devendo se integrarem ao sistema eletrônico ainda nesta semana. Todas as participações da Prefeitura local se dão por meio de pregões, em que os fornecedores oferecem os bens e serviços mediante lances sucessivos, até a proclamação de um vencedor que oferecer o melhor preço.
O sistema impõe a possibilidade de os compradores adquirirem no mercado bens a preços mais competitivos, já que toda a negociação torna-se mais transparente e concorrida por ser mais ágil e estar totalmente aberta ao público na Internet. Entre as licitações cadastradas no pregão eletrônico pela Prefeitura estão as seguintes: aquisição de materiais esportivos para centros esportivos; aquisição de berço, cadeirão e bebê conforto para creches municipais; de ventiladores e bebedouros para unidades escolares; de jogos pedagógicos para unidades escolares; de material esportivo para unidades escolares; de pneus para veículos da frota oficial; de projetos e tela para unidades escolares e de móveis.
Quatro licitações já foram encerradas pela Prefeitura com o aceite dos preços ofertados via Internet pelos fornecedores, que são os seguintes: aquisição de quadros de aviso e painéis para o ensino fundamental; de câmera e filmadora digital para unidades escolares; de cartuchos para as escolas municipais e de duplicador e retroprojetor para unidades escolares. Duas licitações já foram homologadas pelo sistema de compra eletrônico: aquisição de material para o ensino fundamental e fornecimento de óleos lubrificantes e derivados de petróleo para veículos da frota oficial da Prefeitura.
Três outras licitações acabam de ser abertas por meio do mesmo sistema: fornecimento de material de enfermagem para o Corpo de Bombeiros de Sorocaba; fornecimento de preservativos para unidades básicas de saúde e, aquisição de terminais de computadores para a Secretaria da Educação (Sedu).
Como funciona
Os interessados em participar como compradores e fornecedores de bens ou serviços devem se habilitar e cadastrar-se previamente. Podem participar os órgãos e empresas do setor público que poderão realizar compras mediante transações específicas por meio de chave e senha pessoal. Qualquer cidadão poderá conhecer e acompanhar as negociações e os gastos públicos, não sendo necessária a utilização de chave e senha pessoal.
Os negócios licitatórios possíveis de serem feitos pelo sistema são o Pregão Eletrônico, Dispensa de Licitação e Convite. Em qualquer destes tipos de licitações, o processo começa com a pré-negociação, em que o comprador habilitado inclui edital de compra no sistema e nomeia o pregoeiro/coordenador para conduzir a licitação. Os fornecedores incluem suas propostas, dando lances e contra-ofertas no prazo determinado pelo edital. O fechamento do negócio se dá no prazo estipulado pelo edital, no qual o pregoeiro adjudica o vencedor e encerra a disputa.
Todo o processo licitatório é aberto ao público. O sistema disponibiliza até mesmo o relatório da disputa licitatória e a consulta dos detalhes do negócio. No caso dos pregões, é divulgado um relatório contendo cada lance dado pelos fornecedores.


29/11/2005

Fonte: CruzeiroNet

 

Curso Licitações

06/12/2023

Cultura abre licitação para aquisição de instrumentos musicais para Escola de Música

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria...

06/12/2023

Lançada licitação para a construção do Centro Municipal de Tradições Norte e Nordeste

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu início, na ...

06/12/2023

Licitação para transporte coletivo em Cascavel é declarada deserta

A esperada licitação para a concessão do serviço d...

05/12/2023

Prefeitura de Venâncio Aires quer lançar licitação para 52 casas neste ano

Agora que foi apreciado pela Câmara de Vereadores,...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita