Publicação no Diário Oficial de Ribeirão Preto confirmou na sexta-feira, 17, o cancelamento da quarta licitação de produtos para a secretaria municipal da Educação, depois de denúncias do Tribuna com suspeita de sobrepreço. Desde junho do ano passado, já foram três editais para registro de preços de produtos hortifrutigranjeiros e outro para aquisição de carnes, todos destinados à merenda escolar.
Na justificativa, o secretário da Administração, Guilherme Gabriel da Silva, informou base no artigo 49 da lei 8666/93 que institui normas para licitações e contratos da administração pública. De acordo com o artigo, é possível revogar a proposta de compras “por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros”.
Para o vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB), que encaminhou todas as denúncias do jornal para investigação no Ministério Público, o novo cancelamento reforça a necessidade de apuração por parte da Câmara. “Na sessão desta terça-feira, 21, vamos cancelar o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que temos aprovado – específico para uma dessas licitações – e apresentar novo, mais amplo. Com a recorrência do problema, está na hora de analisar todos os processos de compras e descobrir onde está o problema”, detalhou.
Nas tentativas anteriores de implantar CPI, o tucano foi barrado por articulação da base governista. O responsável pelo setor de alimentação escolar da prefeitura, Aliomar Martins, chegou a ser convocado em plenário para prestar esclarecimentos, o que não convenceu o parlamentar. “A gente denuncia, eles cancelam. Quantas vezes isso vai se repetir? É sinal de que alguma coisa errada tem”, frisou.
Em nota, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da prefeitura não detalhou como as compras serão feitas para não afetar o abastecimento da merenda escolar, ressaltando apenas que “os pregões foram cancelados para adequações”.
21/06/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...