Prefeitura autoriza abertura de licitação para reforma do Camelódromo Central


O prefeito Gabriel Ferrato autorizou a abertura do processo licitatório para a ampla reforma do Camelódromo Central de Piracicaba, na avenida Armando de Salles Oliveira, ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), uma obra há muito tempo aguardada pela população piracicabana. O prazo estimado para a execução, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras (Semob), é de seis meses, a partir do início do serviço.

No dia 11 de maio, às 14h30, na Sala de Licitações, no 1º andar, serão abertos os envelopes contendo a documentação das empresas participantes. Somente após esta etapa é que será marcada a data para a abertura dos envelopes contendo as propostas de cada participante. O valor da obra está estimado em R$ 672.168,36.

De acordo com Ferrato, a obra visa melhorar a estrutura do atendimento. "Não basta apenas qualificar os trabalhadores, é necessário melhorar os espaços e esse é o objetivo da obra. As melhorias também irão garantir o conforto e a segurança dos consumidores e, dessa forma, refletir de maneira positiva nas vendas", ressaltou.

Carlos Alberto Lordello Beltrame, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), a qual o Camelódromo está vinculado, aponta o compromisso do Executivo municipal em bem atender à população piracicabana. "A reforma deve alcançar aproximadamente 160 mil pessoas/mês que frequentam o local, segundo pesquisa realizada pelo Instituto CW7, além de proporcionar uma organização maior aos 57 permissionários que ali trabalham", disse.

Eliana Aparecida Godoy, que há 20 anos atua no camelódromo, disse que a obra de revitalização tornará o espaço mais moderno e atraente. "O camelódromo nunca passou por uma reforma ampla como esta. Entre as melhorias que acho mais importantes estão a maior ventilação e a melhor apresentação das barracas", disse. O Camelódromo foi implantado em 1992, por meio do Decreto nº 5.941, de 18 de dezembro de 1992. Tem atualmente 93 boxes.

O presidente da Associação dos Permissionários do Camelódromo, Reinaldo de Almeida, diz que a reforma era muito esperada e todos os comerciantes que atuam no espaço estão ansiosos para saber como ficará o local. "Com certeza a reforma melhorará o visual do camelódromo e, consequentemente, atrairá mais clientes e aumentará as vendas".

RAIO-X DA REFORMA – O prédio do Camelódromo, que tem área de 985 metros quadrados – com 135 de comprimento - terá toda a sua estrutura metálica da cobertura trocada, com a colocação de novas telhas, modernização do sistema de ventilação, iluminação e identidade visual. A rede de captação e condução de águas pluviais será refeita, receberá nova pintura interna e remodelação dos boxes.

As três fachadas – da Praça Ennes Silveira Mello, a da saída para rua Dom Pedro I e saída para a rua Dom Pedro II - serão beneficiadas.

A intervenção levou em conta a necessidade de atender a uma antiga reivindicação dos permissionários, apresentadas em reuniões com a equipe da Semtre, e se baseou também em pesquisa realizada pela Esalq/USP (Escola de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo) sobre o fluxo elevado de pessoas que circulam diariamente pelo local, o que enfatizou a importância de melhorias.

O estudo dessa intervenção e elaboração do projeto foi realizado pela empresa Construir – Projetos e Obras com parceria dos arquitetos Kako Braga e Rodrigo Ueno, do escritório Braga Ueno Arquitetos e com apoio da Semob.

Em 2011 foi realizada uma reforma na cobertura do camelódromo central, em virtude de goteiras, inundações, entre outros. Após essa data, foram efetuadas manutenções básicas, como substituições de telhas e lâmpadas, revisões na rede de esgoto e rede elétrica, entre outros pequenos serviços.

Estão fixados atualmente no Camelódromo 57 permissionários e as atividades ali desenvolvidas são comercialização de produtos diversos (roupas, brinquedos, produtos eletrônicos, bolsas, acessórios para celular, tênis, bijuterias, perfumes Natura e Avon, entre outros), produtos alimentícios (salgados, doces, bolos, refrigerantes, água, espetinhos e caldos) e um box de produtos medicinais.

O interessado em ocupar um espaço no Camelódromo Central deve abrir processo na Semtre. Considerando que o número de interessados é grande e, com base na Lei Complementar 178/2006, há uma lista de espera, organizada por ordem cronológica de pedidos. Quando há um box disponível, o primeiro da lista é convocado e passará pelos trâmites necessários, como atualização do cadastro, apresentação do atestado médico, levantamento socioeconômico, visita domiciliar, entre outros – e, se estiver apto, ocupará o box.

A Semtre, por meio de cursos de qualificação e palestras oferecidos gratuitamente pela secretaria, qualifica gratuitamente as pessoas que trabalham no espaço.


14/04/2016

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Piracicaba

 

Curso Licitações

04/12/2025

Projeto para reforma da Escola Tancredo Neves é liberado para licitação

Na quarta-feira (3), o prefeito Mario Costenaro se...

04/12/2025

Campinas divulga data de edital e calendário para licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Campinas (SP) anunciou que vai pub...

04/12/2025

Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira

A publicação do edital de licitação para a constru...

04/12/2025

Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita