Em cerca de 90 dias, as comunidades dos bairros Restinga e Belém Novo serão atendidas pelo transporte seletivo por lotações. A assinatura dos contratos para prestação do serviço entre a Prefeitura, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e o Consórcio de Transporte Seletivo por Lotação da Zona Sul – ZSUL, vencedor da licitação, está marcada para esta quarta-feira, 16, às 10h, na Esplanada da Restinga, e às 11h, na Praça Central de Belém Novo (em frente à igreja). Estarão presentes no evento o Prefeito José Fortunati; o Diretor-Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari; representantes do consórcio vencedor, Magnus Aurélio Isse, Presidente da Associação de Transportadores por Lotação (ATL) e lideranças da comunidade.
O Consórcio de Transporte Seletivo por Lotação da Zona Sul – ZSUL, entre quatro empresas interessadas, teve sua proposta técnica e comercial considerada vencedora no julgamento da concorrência pública para operação das linhas de lotação (Categoria Especial) Restinga e Belém Novo. De acordo com a EPTC, o resultado final do processo licitatório, realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), aconteceu após o cumprimento de todos os prazos legais.
Serão 34 veículos, todos adaptados para cadeirantes. “A meta é que as linhas entrem em operação em até 90 dias para o atendimento da população. É uma conquista importante daquelas comunidades, que certamente proporcionará uma melhor qualidade no atendimento em transporte da região sul da Capital”, afirma o Diretor-Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. Todos os veículos terão ar-condicionado, com capacidade para 25 pessoas sentadas. Dos 34 veículos, 12 serão da linha Belém Novo e 22 atenderão a Restinga.
As novas linhas de lotações da Restinga e Belém Novo estão sendo criadas a partir de lei proposta pela Prefeitura, atendendo também solicitação da comunidade. O projeto básico define dados como demanda das linhas, tipo de veículo e proposta inicial de itinerário. Os veículos atuarão nas duas linhas, ligando bairros como Restinga, Belém Novo, Chapéu do Sol e Ponta Grossa, ao Centro Histórico da cidade.
O serviço entrará em operação com bilhetagem eletrônica, acessibilidade universal e ar-condicionado em toda a frota. A atividade será classificada como categoria especial de transporte seletivo, com trajetos de extensão igual ou superior a 50 quilômetros. Mesmo com trajetos mais longos por percorrerem bairros afastados do Centro, a lei garante o mesmo valor da passagem praticado na categoria de lotação comum, hoje definido em R$ 4,40.
14/07/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...