O prefeito José Fortunati assina nesta sexta-feira, 9, o contrato de concessão de prestação do serviço de transporte coletivo por ônibus com os consórcios vencedores da primeira licitação da história do transporte coletivo da Capital. Na solenidade, às 10h30, no Paço Municipal, também será apresentado o projeto de lei, a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, que incentiva o uso de tecnologias sustentáveis na frota de ônibus de Porto Alegre para veículos elétricos, híbridos ou a gás. O objetivo é reduzir a emissão de gases poluentes e melhorar a qualidade do ar para a população.
Licitação – O prazo da concessão é de 20 anos. As empresas deverão cumprir todas as exigências contidas no edital, como ampliação da frota, qualificação dos veículos, novos itinerários, entre outros requisitos, para o início do novo sistema. Os consórcios possuem prazo de até 180 dias para iniciar a operação, que terá um total de 1.781 ônibus, um aumento de 72 ônibus na frota, sendo 241 veículos novos, que já terão nova identidade visual. O edital prevê a ampliação gradual de ar-condicionado na frota, para não pesar no preço da tarifa. No prazo máximo de 10 anos, 100% da frota terá ar-condicionado, sendo 25% já no primeiro ano, em todos os lotes das bacias.
Consórcios vencedores da licitação
Bacia Norte – Lotes 1 e 2
Consórcio Mob Mobilidade em Transportes (Empresas: Sopal / Nortran / Navegantes)
Bacia Sul – Lotes 3 e 4
Consórcio Sul (Empresas: Trevo / Viação Teresópolis Cavalhada / Viação Belém Novo / Restinga)
Bacia Leste – Lote 5
Consórcio ViaLeste (Empresas: Viação Alto Petrópolis / Auto Viação Presidente Vargas / Viação Estoril)
Bacia Leste – Lote 6
Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste Mais (Empresas: Sudeste / Gasômetro)
Ônibus elétrico – Também nesta sexta-feira, a companhia Carris e a Prefeitura de Porto Alegre apresentam o novo ônibus elétrico que entrará em teste na companhia. O coletivo opera com motor movido exclusivamente a energia elétrica, com zero emissão de poluentes na atmosfera, e tem autonomia para rodar cerca de 250 quilômetros com uma carga completa, ou mais. O veículo iniciará o período de testes na linha 353 – Ipiranga/Puc. Após, será transferido para a linha T9. A iniciativa é pioneira em Porto Alegre.
08/10/2015
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...