A empresa Delta, do Rio de Janeiro, que já responde pelos serviços de capina e coleta especial do município, ficou em primeiro lugar na licitação pública para efetuar a varrição mecanizada em Porto Alegre, com a proposta de R$ 16,23 por quilômetro de sarjeta varrida. O resultado da licitação foi publicado hoje, 6, pela Área de Compras e Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), no Diário Oficial. O valor estimado era de R$ 21,78. O serviço será realizado nas ruas e avenidas da Capital com intenso fluxo de veículos.
O edital prevê a varrição de 5.200 quilômetros de ruas por mês. Após a convocação, a empresa tem cinco dias úteis para assinar o contrato, que terá duração de 60 meses. A partir da assinatura, terá até 60 dias para iniciar a prestação de serviços. Serão três varredeiras mecânicas trabalhando em turnos alternados, de segunda feira a sábado, incluindo feriados. A periodicidade da limpeza em cada via dependerá da necessidade local, variando de uma a três vezes por semana. Nas ruas e avenidas com fluxo mais intenso, está previsto trabalho entre 24h e 06h para evitar congestionamentos.
Melhorias - O coordenador do Grupo de Trabalho de Limpeza Urbana, Roberto Bertoncini, destaca que a contratação do trabalho mecanizado tem como objetivo realizar uma limpeza mais eficiente nas vias, já que evita a possibilidade de acidentes ou danos em função do acúmulo de resíduos como areia, galhos e vidros. "O serviço mecanizado também evita riscos aos trabalhadores da varrição manual, que continuarão atuando nos locais onde o acesso das máquinas é restrito e em vias de menor fluxo de veículos", acrescenta.
A licitação para varrição mecanizada é parte da série de licitações promovidas pela SMF. Em 2007, foram realizadas as licitações de coleta domiciliar, coleta de lixo público, coleta especial, capina de vias públicas e instalação de lixeiras, que começou este ano. Também em 2008, foi aberta concorrência para serviços de lavagem de logradouros e limpeza de monumentos. Ainda serão preparadas licitações para construção de ecopontos, coletiva seletiva e transporte dos resíduos da estação de transbordo para o destino final.
06/03/2008
26/12/2024
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública
O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...24/07/2024
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...24/01/2025
Prefeito Pedro determina abertura de edital para licitação de área da antiga Manitowoc
O prefeito Pedro Almeida determinou nesta quinta-f...24/01/2025
O fenômeno do preço inexequível é um dos grandes desafios enfrentados nas licitações públicas
Essa prática ocorre quando um licitante apresenta ...